A tarde do dia quatro de dezembro foi bem produtiva para o Departamento de Cooperação Internacional da UERJ. Na sala da Vice-reitoria, a diretora do DCI, Cristina Russi, recebeu a Delegação da Simon Fraser University do Canadá, representada por Sarah Dench (Executive Director) e pelos professores Carl Lowenberger, Mary-Ellen Kelm e Peter C. Ruben. Além dos membros da universidade canadense, a reunião teve também a vinda da Secretaria de Estado da Casa Civil com a Assessora de Cooperação Internacional, Natalye Gembatiuk e o Assessor-Chefe do órgão, Marco Aurélio Casimiro. Da UERJ, tivemos ainda o Diretor do Centro Biomédico, o Professor Mário Sergio Alves Carneiro e sua Assessora, Cátia Quintão. A meta da reunião, a qual teve a presença da Sub-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ, Monica Heilbron, foi conhecer as propostas de ambas as universidades a fim de realizar futuras colaborações. Do Canadá, partimos para a Europa: na sala da Sub-reitoria de Extensão e Cultura, a equipe do Ciência sem Fronteiras do DCI, a Assessora Nely Palermo e sua assistente, Patrícia Viana, deu as boas-vindas ao Prof. Damiano Pinnacchio, da Universidade de Tor Vergata – Itália, instituição com convênio já firmado com a UERJ. A Universidade de Tor Vergata está aberta para receber alunos do CsF assim como alunos de intercâmbio em áreas não contempladas pelo processo seletivo do CsF. Mais informações pelo site: www.uniroma2.it ou envie um e-mail para o nosso departamento: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para finalizar as reuniões do dia 4/12, a Assessora Márcia Amorim recebeu José Covas, da Universidade do Minho, para discutirem sobre a cooperação entre as duas instituições. No encontro, o doutorando de química da UERJ, Marcelo Ferreira, cuja tese foi feita em parte na universidade portuguesa, teve a oportunidade de se aprofundar a respeito do estudo realizado no país.