No período de 06 a 17 de Abril de 2015, 13 estudantes dinamarqueses e dois professores da Universidade de Copenhagen visitaram nossa instituição a fim de realizarem atividades em grupo com 18 alunos da UERJ do curso de extensão “Resolução de conflitos: interculturalidade e projetos colaborativos baseados em problemas” e quando se finalizava a visita dos dinamarqueses, no dia 17 de abril, os Assessores do Departamento de Cooperação Internacional da UERJ, Márcia Amorim e Oscar Rocha-Barbosa, reuniram-se com professores da Dinamarca e da UERJ para aprenderem mais sobre o projeto de cooperação interinstitucional, coordenado pelas profas. Dra. Poliana Arantes (Instituto de Letras/UERJ) e Dra. Sandi Oliveira (Universidade de Copenhagen), cujo início se deu em agosto de 2014, com a participação dos seguintes docentes de ambas as instituições: prof. Dr. Décio Rocha (Instituto de Letras/UERJ), profa. Dra. Bianca Walsh (Instituto de Letras/UERJ), prof. Dr. Bruno Deusdará (Instituto de Letras/UERJ) e prof. Dr. Marcelo Valença (Relações Internacionais/UERJ). O curso visa preparar estudantes dos cursos de graduação da nossa universidade para atuar no mercado de trabalho na resolução de conflitos envolvendo habilidades comunicativas e de negociações em ambientes inter/multiculturais.

Abaixo, os objetivos específicos dessa aliança entre UERJ e Universidade de Copenhagen:
– Desenvolvimento de projeto de resolução de conflitos para encaminhamento de solução de problemas reais levantados por empresas dinamarquesas em conjunto com estudantes e professores da Universidade de Copenhagen;
– Discussão dos processos de comunicação intercultural e categorias de análise;
– Preparação para instrumentalização da solução dos problemas por métodos qualitativos;
– Treinamento para as habilidades de comunicação empresarial em língua estrangeira;
– Discussão teórica: estratégias de resolução de conflitos e implicações;
– Interação com o ambiente de trabalho nas empresas dinamarquesas;
– Interação com grupo de estudantes de letras da disciplina Problem-based Teamproject da Universidade de Copenhagen.