PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS NA UERJ
Graduação Sanduíche
Chamadas 108 a 116/2012
Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal.

* RELAÇÃO DOS HOMOLOGADOS (Disponível aqui)

1 - Descrição do Programa

Processo de Seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições na, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras – CsF.

São áreas prioritárias do Programa CsF:

a. Engenharias e demais áreas tecnológicas;

b. Ciências Exatas e da Terra;

c. Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;

d. Computação e Tecnologias da Informação;

e. Tecnologia Aeroespacial;

f. Fármacos;

g. Produção Agrícola Sustentável;

h. Petróleo, Gás e Carvão Mineral;

i. Energias Renováveis;

j. Tecnologia Mineral;

k. Biotecnologia;

l. Nanotecnologia e Novos Materiais;

m. Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;

n. Biodiversidade e Bioprospecção;

o. Ciências do Mar;

p. Indústria Criativa (arquitetura, design, software, jogos de computadores, publicação eletrônica, publicidade, filme, vídeo, fotografia, música, dança, teatro, televisão, rádio, editoração);

q. Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;

r. Formação de Tecnólogos.

2 – Países de Destino: Austrália, Bélgica CIUF, Bélgica VLIR, Canadá CALDO, Canadá CBIE, Coreia do Sul, Espanha, Holanda e Portugal.

3 - Alguns dos benefícios da bolsa:

Custos referentes às taxas escolares; Bolsa integral exclusivamente ao aluno; Auxílio instalação; Seguro-saúde; Auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional, para o translado Brasil/País de Destino/Brasil. sítio: www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1

4 - Prazo para apresentar inscrição online ao Ciência sem Fronteiras para as chamadas 108-116:

De 27 de março de 2012 a 30 de abril de 2012.

TODAS as informações sobre os requisitos necessários estão estabelecidas nos editais do CsF: www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1

Importante:

1. As candidaturas dos estudantes da UERJ se darão na modalidade ADESÃO, e não por meio de candidaturas individuais.

2. O aluno deverá ler atentamente o edital do CsF.

3. É imprescindível o exame de proficiência.

4. O bolsista é responsável pela obtenção do passaporte na Polícia Federal, bem como do visto para país de destino.

Processo seletivo:

Os candidatos, após ter preenchido o formulário do CsF, apresentarão a candidatura na UERJ até 30 de abril [prorrogado até 07 de maio de 2012, os documentos podem ser entregues no DCI até 08/05].

A homologação dos candidatos será realizada pela UERJ / DCI até o dia 08/05/2012.

Documentos para apresentar a candidatura na UERJ:

1. Cópia impressa do Formulário Online do CsF;

2. Termo de compromisso preenchido;

3. Cópia do resultado do exame de proficiência (ou o comprovante de agendamento).

4. Formulário de inscrição da UERJ-CsF, preenchido, assinado e com a ciência da unidade acadêmica.

Dúvidas:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou no DCI/SR2 sala T030, Bl.F, andar Térreo.