Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Reunião com a Delegação da Noruega

No dia 29 de junho a professora Marcia Amorim, assessora da DCI recebeu os professores Antonio Ramos e Aurilla Aurelie Arntzen da Universidade da Noruega. A conversa transcorreu sobre a possibilidade de acordos nas áreas de ensino e pesquisa. Estiveram presentes também os professores da UERJ, Jorge Amaral e Lisandro Lavisolo.

 

 

Importante

Aviso Importante

Excepcionalmente no período de 17 a 31 de julho de 2017, a DCI não abrirá as terças e quintas-feiras.

A partir de 1º de agosto abriremos normalmente.

Evento Estudar na Europa 2017

Estarão presentes ao evento os países/agências: Alemanha/DAAD, França/CAMPUSFRANCE, Holanda/NUFFIC, Suíça/SWISSNEXBRAZIL, ESPANHA, NORUEGA, EURAXESS, SUÉCIA, IRLANDA.

Participe e faça sua inscrição no formulário: https://goo.gl/RjLYuX

 

Institut d’Etudes Politiques de Rennes, França

Oportunidade de bolsa de estudos

Institut d’Etudes Politiques de Rennes, França

A Diretoria de Cooperação Internacional da UERJ anuncia a oportunidade de candidatura para a obtenção de bolsa de estudos do Fundo de Solidaridade Internacional (FSI) para o Instituto de Estudos Políticos de Rennes, França.

A UERJ encaminhará as inscrições para a França. A avaliação e seleção são de competência unicamente do Instituto de Estudos Políticos de Rennes.

 

PERÍODO DE INTERCÂMBIO:

Setembro 2017 a maio 2018

 

BOLSA DE ESTUDOS:

Valor: entre 200 e 600 euros por mês

 

ÁREA DE ESTUDOS:

Grande área das Ciências Sociais e Humanidades: Economia, Direito, Ciências Políticas, Filosofia, Administração e Finanças, Letras, Comunicação Social.

 

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO:

1.Ser aluno de graduação regularmente matriculado e inscrito em disciplinas;

2. Atender aos critérios sócio-econômicos estabelecidos pela Instituição Francesa;

3. Quando de sua inscrição, ter integralizado, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso;

4. Não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso;

5. Ter CR igual ou superior a 7,0 ou CR igual ou superior ao CR médio do curso;

6. Não ter participado de programa de intercâmbio da UERJ com mais de 6 meses de duração;

7. Nível de francês correspondente a no mínimo Delf – B1 com comprovação.

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

- Histórico escolar emitido pelo DAA ou Boletim Acadêmico assinado pela sua unidade acadêmica

- Formulário de inscrição para intercâmbio da UERJ

- Formulário de inscrição de Sciences Po Rennes preenchido em francês

- Carta de motivação em francês

- Curriculum vitae em francês

- Comprovante de rendimentos dos pais

- Comprovante de ajuda financeira, como bolsa Proiniciar dentre outros

O candidato ainda poderá incluir qualquer outro documento de comprovação de situação econômica de baixa renda.

 

PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO:

Os candidatos interessados deverão entregar a documentação na DCI até o dia 20 de abril de 2017.

 

Só serão aceitas candidaturas com toda a documentação exigida pela Instituição francesa.

Prazo Prorrogado para Candidatura

O prazo para apresentação de candidatura para intercâmbio foi prorrogado para dia 05 de abril, próxima quarta-feira.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA PIMA 2017

Atenção:

O prazo foi prorrogado para segunda-feira dia 27/03/2017

A UERJ firmou parceira com a Universidade de Jaén, por intermédio da Diretoria de Cooperação Internacional (DCI), e oferece 02 bolsas de estudo para intercâmbio através do Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica (PIMA), da Andaluzia, para alunos do curso de Ciências Biológicas, sendo uma bolsa para a Universidade de Guadalajara (MÉXICO) e a outra, para a Universidad del Bío-Bío (CHILE).

Para ler o edital completo clique aqui.

Para preencher o formulário de inscrição clique aqui.

Os resultados e as etapas de todo o processo de seleção devem ser acompanhados pelo site da DCI.

Stipendium Hungaricum Programa de Bolsas Hungria

O programa está agora disponível para estudantes brasileiros e pesquisadores de graduação, pós-graduação e doutorado em todos os campos científicos!

A missão central do programa - lançado pelo Governo húngaro - é aumentar o número de estudantes estrangeiros na Hungria e incentivar as instituições de ensino superior húngaras a atrair os melhores estudantes estrangeiros.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas em www.stipendiumhungaricum.hu e os detalhes da chamada estão disponíveis aqui.

Em caso de dúvidas sobre o programa, entre em contato com o programa de bolsas SH tipendium Hungaricum - Hungria

Estamos muito felizes em informá-lo que os coordenadores de bolsa Stipendium Hungaricum via skype "stipendiumhungaricum" ou via e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O sistema de inscrição on-line pode ser encontrado aqui.

Prazo de candidatura: 5 de Março de 2017

Prepare-se e confira as entrevistas em vídeo com estudantes internacionais para aprender sobre os benefícios de estudar na Hungria.

Desconto para alunos UERJ

 

Oportunidade de summer courses para alunos da UERJ na Universidade de Vrije, em Amsterdã com desconto de € 250. O curso será ministrado em agosto, o que significa estudar em Amsterdã por até 6 semanas e ganhar até 9 ECTS (créditos europeus). Manter atenção pessoal e uma sala de aula diversificada é muito importante. Por isso, permitimos um máximo de 25 alunos e máximo de 5 estudantes da mesma universidade por curso. A nível acadêmico elevado é garantido: Todos os cursos são rolamento de crédito e incluem excursões relacionadas com o conteúdo do curso.

Segue em anexo material explicativos.

Saiba mais sobre o processo de candidatura para universidades francesas

Estudantes e profissionais interessados em fazer graduação (segundo e terceiro anos da licence) e pós-graduação (master) na França no ano letivo 2017-2018 devem se candidatar via Campus France Brasil até 17 de março.

A candidatura via Campus France destina-se exclusivamente aos estudantes brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que querem estudar em uma universidade ou instituição francesa conectada ao Campus France. O processo inclui o envio do dossiê eletrônico e uma entrevista presencial. Saiba mais aqui.

Tem dúvidas sobre o procedimento de candidatura?

Study in Norway!

Alunos interessados em intercâmbio com a Noruega:

Sessão de informação sobre universidades, custo de vida, oportunidades etc no dia 22/02 (quarta feira).

Veja o flyer para endereço do evento e não deixe de enviar o email para confirmação de sua presença.

ATENÇÃO ALUNOS UERJ interessados em estudar no Canadá:

Estão abertas as inscrições para intercambio de graduação com as universidades canadenses com as quais a UERJ mantem acordo de cooperação.

Caso você tenha interesse em concorrer para as bolsas ELAP, veja esclarecimentos no link:
http://www.scholarships-bourses.gc.ca/…/ins…/elap-pfla.aspx…

Ainda não foi lançado o edital do ELAP 2017, no entanto o endereço enviado acima dará uma ideia sobre o que é necessário para concorrer a uma dessas bolsas.

A bolsa ELAP é concedida pelo governo canadense aos estudantes da America Latina indicados por Universidades Canadenses. A apresentação da candidatura para uma Universidade Canadense é feita pela UERJ. Para isso, você deverá se inscrever junto a DCI/UERJ até 09 de março/2017. Aqui você encontra todos os procedimentos e pré-requisitos.

Vale ressaltar que você deverá se informar na Universidade Canadense de seu interesse, sobre a documentação exigida bem como o prazo para aceitação de candidaturas para estudantes estrangeiros interessados em concorrer a bolsa ELAP.

Mestrado em Tecnologia de Alimentos da Universidade do Algarve

Objetivos do curso:

Formar profissionais com competências para intervir ao nível da conceção, execução e inovação de processos e produtos no domínio das ciências e tecnologias alimentares, em equipas transversais.

Qualificar os estudantes com os conhecimentos fundamentais à compreensão da natureza física, química e biológica dos alimentos e bebidas assim como das alterações resultantes do processamento tecnológico e dos métodos de controlar as diferentes etapas da produção, para obter produtos finais seguros e saudáveis.

Habilitar os estudantes para a criação de aplicações originais, resolução de problemas e emissão de juízos ética, social e ambientalmente responsáveis.

 

Saídas profissionais:

Desempenho de atividades profissionais na indústria, administração pública, educação/formação, serviços de consultoria, auditoria, regulamentação e propriedade intelectual, na área alimentar.

Na inovação e desenvolvimento de processos de produção, conservação e embalamento de alimentos No controlo e gestão da qualidade, química, microbiológica, nutricional, sensorial e autenticidade de alimentos, por forma a garantir a segurança dos produtos alimentares.

Na mitigação do impacto ambiental das indústrias alimentares.

Para mais informações poderão consultar a página do curso http://www.ualg.pt/pt/curso/1507 e http://www.ualg.pt/sites/default/files/ise/mta_dea_brochure_portugues_2016_2017.pdf ou contatar através do email da Diretora de Mestrado Prof.ª Célia Quintas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Eletrotécnica, Informática ou outra área similar

Mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrônica (MEEE) da Universidade do Algarve

Desde a criação deste Mestrado, em 2007, alunos e docentes do MEEE já registaram 5 patentes e participaram em mais de 18 projetos de investigação científica. Nos últimos 5 anos foram apresentados mais de 40 artigos em publicações científicas e feitas apresentações de trabalhos em mais de 140 conferências científicas internacionais. Para além disso, os alunos e docentes do MEEE participam em projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) com empresas de vários setores de atividade.

A 1ª fase de candidaturas está neste momento aberta e decorre até ao dia 31 de março de 2017.

Para mais informações favor consultar a página do curso em http://www.ualg.pt/pt/curso/1477, nfacebook https://www.facebook.com/DEE.ISE.UAlg e contatar através do email do Diretor de Mestrado Prof.João Rodrigues  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Para visualizar o folheto do evento clique aqui.

Projeto EBW+

A 4ª Convocatória do Projeto EBW+ já se encontra aberta em http://ebwplus.up.pt!

Gostariam de passar alguns meses num país totalmente diferente do Brasil, conhecer novas pessoas e viver momentos inesquecíveis?

Na 4ª Convocatória, estão disponíveis bolsas para estudantes brasileiros de doutorado que desejem realizar um período de estudos/investigação de um semestre na Europa.

Para serem elegíveis, os estudantes devem estar matriculados num curso de doutorado na área de Artes Criativas ou Engenharia/Tecnologia numa Instituição de Ensino Superior do Brasil (da parceria EBW+, ou não).

A bolsa EBW+ cobre:

• Despesas de subsistência através de pagamento mensal de 1500 EUR;

• Taxas de matrícula na instituição de acolhimento;

• Viagem de ida e volta;

• Seguro completo de acidente, saúde e viagem.

Mais informações sobre a bolsa, critérios de elegibilidade e processo de candidatura estão disponíveis no website oficial do projeto EBW+: http://ebwplus.up.pt

O prazo de encerramento da Convocatória é o dia 29 de janeiro de 2017 e as mobilidades deverão iniciar-se em 2017.

    

• English