FAPERJ lança com a Sorbonne Universités o primeiro edital conjunto entre as duas instituições. Com isso, serão apoiados projetos conjuntos entre pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa fluminenses e pesquisadores da Sorbonne Universités, de modo a não apenas favorecer a cooperação entre ambas as partes, mas também a estimular o estabelecimento de parcerias estratégicas e duráveis, entre grupos de pesquisadores em torno de temas relevantes para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nos dois países, valorizando-se o caráter interdisciplinar, a originalidade e o potencial de complementaridade nas expertises e práticas dos grupos envolvidos.

Podem submeter projetos equipes de pesquisadores com vínculo empregatício/funcional em instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro, com grau de doutor ou equivalente, ativa e produtivamente envolvidos em pesquisa relevante para a proposta, especialmente nos últimos cinco anos, sempre em colaboração com pesquisadores vinculados à Sorbonne Universités. Das equipes poderão fazer parte pós-doutores com bolsas ativas de agências de fomento, bem como doutorandos – desde que tenham solicitado autorização à FAPERJ, com apresentação do respectivo plano de trabalho a ser cumprido, para que possam participar de intercâmbios Brasil-França decorrentes do programa. Redigidas em inglês, as propostas de pesquisadores brasileiros devem ser submetidas à FAPERJ, enquanto os pesquisadores franceses devem apresentar projeto idêntico à Sorbonne Universités.
O prazo para submissão de propostas on-line se estenderá até o dia 29 de janeiro de 2015. A divulgação dos resultados será realizada a partir de 26 de março de 2015.
Para ler na íntegra o edital, clique no link abaixo

www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=10596