A UERJ firmou parceira com a Universidade de Jaén, por intermédio do Departamento de Cooperação Internacional (DCI), e oferece 03 bolsas de estudo para intercâmbio através do Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica (PIMA), da Andaluzia, para alunos do curso de Ciências Biológicas, sendo uma bolsa para a Universidade de Jaén (ESPANHA), uma bolsa para a Universidade de Guadalajara (MÉXICO) e a outra, para a Universidad del Bío-Bío (CHILE).

O programa inclui, conforme Universidades abaixo relacionadas:
• Universidade de Jaén – Bolsa no valor total de € 2.800 (dois mil e oitocentos euros) para manutenção pelo período do intercâmbio (aprox. 4/5 meses), mais 50% da passagem aérea, desde que não ultrapasse € 500 ( quinhentos euros);
• Universidade de Guadalajara – Bolsa no valor total de € 2.250 (dois mil e duzentos e cinquenta euros) para manutenção, pelo período do intercâmbio (aprox. 4/5 meses), mais 50% da passagem aérea, desde que não ultrapasse € 450 (quatrocentos e cinquenta euros);
• Universidade de Del Bío-Bío – Bolsa no valor total de € 2.500 (dois mil e quinhentos euros) para manutenção, pelo período do intercâmbio (aprox. 4/5 meses), mais 50% da passagem aérea, desde que não ultrapasse € 250 (duzentos e cinquenta euros);

O intercâmbio terá duração de um semestre letivo (aprox. 4/5 meses), referente ao período de 2015.2.
Pré-requisitos e documentação necessária para apresentar sua candidatura:
1) não ter participado de programa de intercâmbio UERJ com mais de 06 meses;
2) não ter participado de nenhum programa anterior promovido pelo PIMA – Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica.
3) ter terminado o 4º e estar cursando até, no máximo, o 7º período;
4) original do histórico escolar da UERJ emitido pelo DAA com CR ≥ 7,0;
5) cópia do passaporte com validade até 6 meses após o período do intercâmbio;
6) curriculum vitae resumido com documentos comprobatórios do período da graduação;
7) nível de Espanhol correspondente a no mínimo DELE – B1, com comprovação;
8) formulário de candidatura ao PIMA do DCI (anexo no final do texto).
As candidaturas deverão ser apresentadas nas unidades acadêmicas. A data limite para o encaminhamento das candidaturas ao DCI é 16/04/2015.

Os critérios de elegibilidade:
Para se candidatar à bolsa PIMA 2015, o aluno deverá estar de acordo com as seguintes condições:
a) Ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo quinto do Código Civil (Lei 10.406/2002).
b) Ser brasileiro.
c) Estar regularmente matriculado na UERJ na qualidade de aluno no curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG), da Faculdade de Formação de Professores (FFP) ou CEDERJ.
d) Apresentar excelente desempenho acadêmico na graduação, comprovado e validado pelo Histórico Escolar da UERJ emitido pelo DAA, expresso no CR maior ou igual a 7 (sete).
e) Comprovar elevado conhecimento da língua espanhola.
f) Concordar em estudar durante o período de vigência da bolsa, com dedicação integral, na Universidade acolhedora. O intercâmbio será de no máximo 01 semestre.
g) Não ter participado de nenhum programa anterior promovido pelo PIMA – Programa de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica.
h) Possuir passaporte com validade mínima até dezembro de 2016.
Os resultados e as etapas de todo o processo de seleção devem ser acompanhados pelo site do DCI: http://www.sr2.uerj.br/dci
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR2)
Departamento de Cooperação Internacional