O dossiê completo (formulário + email com todos os documentos) deve ser enviado antes de 1º de dezembro 2015

Um email de confirmação será enviado aos candidatos após a recepção do dossiê completo.

O dossiê pode ser escrito em francês, espanhol, português ou inglês.

Os dossiês incompletos ou enviados após o prazo não poderão ser examinados pelas comissões de seleção da Universidade. Não serão examinados dossiês enviados no formato papel.

Dossiês de candidatura

As candidaturas só serão aceitas através do modo digital. Os candidatos deve:

1) Preencher o formulário digital disponível aqui

2) Enviar por email uma copia digital (formato word, pdf, o imagem escaneada) para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. dos seguintes documentos:

■ Uma carta de motivação.

■ Um certificado de vinculação a uma universidade.

■ Um curriculum vitae sintético (máximo de 5 páginas) contendo dados pessoais básicos ; formação universitária (sem mencionar seminários ou as formações de menos de um ano) ; experiência profissional ; atividades de ensino e de pesquisa ; atividades administrativas e de valorização da pesquisa, se houver ; participação em colóquios de porte nacional ou internacional ; e a lista das publicações, classificada por obras, artigos em revistas com comitê de leitura, nacionais ou internacionais, relatórios de pesquisa, anais de colóquios e resenhas em revistas com comitê de leitura. Toda as informações no CV devem ser apresentadas em ordem cronológica a partir das datas mais recentes.

■ Duas cartas de recomendação.

■ Uma cópia do diploma de doutorado.

■ Três propostas de curso para uma estada de um semestre, no seguinte formato : um resumo para cada curso (abstract) de no máximo uma página com os objetivos do curso.

■ Uma cópia de passaporte com validade.

Condições de acesso

■ O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estada no IHEAL e ser titular de um doutorado; ser professor em uma universidade ou pesquisador titular em um organismo de pesquisa estrangeiro no momento da candidatura

■ O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses, de setembro a janeiro ou de janeiro a maio), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

■ Os beneficiários das cátedras são solicitados a ministrar dois cursos por semestre: um curso se divide em 12 ou 13 sessões de 2h, ou seja duas horas por semana e por curso, para um total de 24 ou 26 horas de aula conforme o semestre. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser alterados em função das necessidades do IHEAL.

■ O IHEAL recebe candidaturas em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Durante o ano letivo 2016-2017, o comitê de seleção prestará uma atenção particular - mas não exclusiva - às propostas de curso nas disciplinas de geografia, economia e antropologia, como também nas áreas de estudo relativas à América Central, ao Caribe e aos países andinos. Os professores e pesquisadores que beneficiam da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

Os cursos podem ser ministrados em francês, espanhol, português ou em inglês.