O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.           

 

CÁTEDRA GUTENBERG – EDITAL ABERTO ATÉ 30/04/2013

O governo da região francesa Alsácia financiará, em suas universidades e centros de pesquisa, a acolhida, durante um ano, de pesquisadores de renome internacional. Todas as áreas de pesquisa poderão ser elegíveis.

Cada beneficiado receberá 10.000 euros e o laboratório francês anfitrião disporá de dotação de 50.000 euros para pesquisas na área contemplada. Inscrições possíveis até 30/04/2013 através do formulário abaixo.

Formulário de inscrição
A cátedra Gutenberg
Mais informações: CNRS no Brasil

Encaminhe esta notícia

BOLSA CAPES DE LICENCIATURA NA FRANÇA – INSCRIÇÕES ATÉ 08/05/2013

O novo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI França) recebe inscrições, até 8 de maio, para concessão de bolsas de graduação-sanduíche a até 150 estudantes brasileiros nas universidades Paris-Sorbonne e Pierre et Marie Curie, na França. A iniciativa da CAPES irá selecionar até 30 projetos para cursos de licenciatura em Letras, Artes, Física, Química, Biologia e Matemática. Os estudantes selecionados poderão obter dupla diplomação.

Maiores informações aqui ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Encaminhe esta notícia

EVENTOS

MOBILIDADE INTERNACIONAL DE PESQUISADORES NA FRANÇA

Reunião do projeto RBCUE-UP/UE
28 de maio de 2013 – Île-de-France

O Polo de Pesquisa e de Ensino Superior de Paris UniverSud promoverá, no dia 28 de maio, em Paris, reunião de monitoramento dos resultados parciais do projeto Research Based Universities Chain of Excelence - Universities of Paris. Lançado em 2011 com o apoio do Conselho Regional de Île-de-France e da Comissão Europeia, o projeto visa fomentar o intercâmbio de pesquisadores de excelência internacional. A reunião, que terá foco na condição atual e nas perspectivas da mobilidade internacional de pesquisadores, buscará avaliar, com base na bem-sucedida experiência francesa, possibilidades de disseminação de semelhantes projetos.

Convites podem ser solicitados através do
e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Encaminhe esta notícia

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - FRANÇA

BOLSISTAS CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS GANHAM PRÊMIO NA FRANÇA

Os alunos da Unesp Daniel Arana, Lucas Henrique Silva e Thiago Sá, em intercâmbio de graduação na Escola Superior de Peritos em Geometria e Topografia (ESGT), na França, receberam, no dia 9 de abril, o prêmio de votação popular do Concurso de Inovação do banco francês Crédit Agricole. Os estudantes, bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras/Brafitec, propuseram projeto de criação de dicionário virtual de termos de engenharia mecânica, cartográfica e electrotécnica que contemplará os idiomas inglês, francês, português e espanhol. O projeto tem por objetivo facilitar as estadas acadêmicas no exterior de estudantes no que concerne o vocabulário específico de engenharia.

Contato
Henrique Silva
Thiago Sá
Daniel Arana

Encaminhe esta notícia

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA BOLSAS ATRAÇÃO DE JOVENS TALENTOS (BJT) E PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL (PVE)

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) receberá inscrições para bolsas nas modalidades Atração de Jovens Talentos (BJT) e Pesquisador Visitante Especial (PVE) até 20 de maio. A duração das bolsas vai de 12 a 36 meses e os resultados serão divulgados no segundo semestre de 2013. Todas as propostas devem ser apresentadas sob forma de projeto e encaminhadas exclusivamente via internet, por intermédio dos Formulários de Propostas Online, a partir da data indicada nos cronogramas de chamada.

Editais e cronogramas disponíveis no Portal Ciência sem Fronteiras.

Encaminhe esta notícia

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: INSCRIÇÕES PARA DOUTORADO PLENO NA FRANÇA

O Programa Ciência sem Fronteiras recebe, a partir deste mês, inscrições para bolsas de doutorado pleno no âmbito do Convênio Industrial de Formação através da Pesquisa (CIFRE-Brésil), acordo firmado entre o CNPq e a Agência de Fomento à Pesquisa e Inovação do Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França (ARNT). O candidato deve submeter sua candidatura exclusivamente ao CNPq por meio de formulário eletrônico disponível no Portal Ciência sem Fronteiras

Maiores informações podem ser obtidas aqui.

Encaminhe esta notícia

ENSINO SUPERIOR

PROJETO EUROPEU PREVÊ MAIS INVESTIMENTOS EM ENSINO SUPERIOR E MOBILIDADE ESTUDANTIL

Você sabia que, em 2020, 35% dos empregos na União Europeia exigirão mão-de-obra altamente qualificada? Hoje, somente 26%dos profissionais europeus possui nível superior. Com efeito, a educação coloca-se atualmente no centro das preocupações europeias em matéria de crescimento econômico e taxas de desemprego. A Comissão Europeia já havia ressaltado, em plano lançado em 2011, a importância da melhoria da qualidade dos programas de ensino, da formação de pesquisadores e do estabelecimento de parcerias com as empresas. Nos próximos 7 anos, a instituição investirá maciçamente no projeto
“Erasmus para Todos”, que incluirá o conhecido programa de mobilidade acadêmica Erasmus, o programa Léonardo, para a aprendizagem profissional, Jeunesse en Action, para atividades de voluntariado, e Erasmus Mundus, para realização de intercâmbios com países vizinhos e de outros continentes. O custo do projeto está estimado em cerca de 19 bilhões de euros.

Saiba mais aqui (em francês).

Encaminhe esta notícia

NOTÍCIAS

SETE FATORES GENÉTICOS DE RISCO ASSOCIADOS À MÁCULA

Um grupo de pesquisa internacional, coordenado pelo Instituto Francês da Visão (INSERM/UPMC/CNRS), descobriu sete novas regiões do genoma humano associadas a um risco mais elevado de desenvolvimento de uma degeneração macular relacionada à idade (DMRI), uma das principais causas de cegueira. Thierry Léveillard, diretor de pesquisa no referido instituto, é quem está à frente do grupo europeu AMD Gene Consortium, rede internacional de pesquisadores que representam 18 grupos de pesquisa. Os resultados foram publicados no dia 3 de março passado na revista Nature Genetics. Os pesquisadores mostraram que a idade, a dieta e o tabagismo influenciam o risco de desenvolvimento da DMRI. A genética também desempenha papel importante. A mácula, que costuma ser atribuída a fatores hereditários, revela-se mais frequente em alguns grupos de população.

Contato
Thierry Léveillard
Institut de la Vision, Inserm / UPMC / CNRS, CHNO des XV-XX
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / +33 (0)1 53 46 25 48

Leia mais aqui.

Encaminhe esta notícia

NANOTUBOS CAPTAM O MELHOR DA ENERGIA OSMÓTICA

O aproveitamento da diferença de salinidade entre a água doce e água do mar é uma das possibilidades exploradas para obtenção de energia renovável. No entanto, a baixa produção permitida pelas técnicas atuais constituem freio para sua utilização. Buscando contornar a dificuldade, uma equipe liderada por físicos do instituto francês Institut Lumière Matière (CNRS/ Universidade Claude Bernard Lyon 1), em colaboração com o Institut Néel (CNRS), descobriu uma nova alternativa para recuperação desta energia. O fluxo osmótico, transportado através de nanotubos de boro/nitrogênio, permite gerar uma corrente elétrica gigante com eficácia mil vezes superior à atingida até hoje. Para alcançar esses resultados, os pesquisadores desenvolveram um dispositivo experimental bastante original que torna possível, pela primeira vez, estudar o transporte osmótico dos fluidos através de um nanotubo único. Os resultados foram publicados no dia 28 de fevereiro na revista Nature.

Contato
Lydéric Bocquet l Pesquisador do Institut Lumière Matière
+33 4 72 44 82 53 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

VOLTAR

Profª. Drª. Mônica da Costa Heilbron
DIRETORA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Andréia Batista Vieira
UNIDADE DE PROJETOS E FOMENTO
Patrícia Viana
COORDENADORIA DE INTERCÂMBIO
Profª. Drª Nely Palermo
COORNADORIA DE INTERCÂMBIO
Maria Aparecida Leite Veras
UNIDADE DE INTERCÂMBIO OUTGOING
Rosane Vidal Vargas Leal
UNIDADE DE INTERCÂMBIO INCOMING)
Denise Lima
UNIDADE DE PROGRAMAS ESPECIAIS
Dulce da Consolação Soares
COORDENADORIA ADMINISTRATIVA

Redes de Colaboração