O Departamento de Cooperação Internacional da UERJ anuncia a abertura de Edital referente à bolsas de estudos para o Programa de Mobilidade na Universidade de Jaén, Espanha. As inscrições estarão abertas até dia 09 de maio de 2016.

OBJETIVO

Possibilitar aos alunos de graduação, regularmente matriculados, a oportunidade de cursar disciplinas na Universidad de Jaén no Programa de Mobilidade Acadêmica.

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO

1. Ser aluno da UERJ regularmente matriculado e inscrito em disciplinas;

2. Quando de sua inscrição, ter integralizado, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso;

3. Não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso;

4. Ter CR igual ou superior a 7,0 ou CR igual ou superior ao CR médio do curso;

5. Não ter participado de programa de intercâmbio da UERJ com mais de 6 meses de duração;

6. Nível de Espanhol correspondente a no mínimo DELE – B1 com comprovação.

DETALHES SOBRE A BOLSA

- Valor de cada bolsa: € 2,000.00 (dois mil euros), pagos em parcela única, pela Universidade de Jaén, após o registro do aluno na universidade acolhedora.

NÚMERO DE BOLSAS E ÁREAS

Serão disponibilizadas 02 bolsas para alunos de Graduação compreendendo as seguintes áreas:

CTC – Engenharia Mecânica, Química, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia Cartográfica, Estatística, Engenharia Elétrica, Informática, Engenharia da Computação.

CBIO – Biologia.

CCS – Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, História e Serviço Social.

CEH – Psicologia, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, História da Arte.

PROCEDIMENTOS PARA A CANDIDATURA

As candidaturas deverão ser apresentadas ao DCI – Departamento de Cooperação Internacional, no campus Maracanã, Pavilhão João Lyra Filho – R. São Francisco Xavier, 524 – sala T030/F, Maracanã. Telefone: 2334-0797. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Home page: www.sr2.uerj.br/dci

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO

Os interessados deverão cumprir, rigorosamente, as seguintes etapas para a inscrição:

PRIMEIRA ETAPA - SELEÇÃO

- Formalizar até o dia 09 de maio de 2016, a sua inscrição, junto ao DCI – Departamento de Cooperação Internacional, obedecendo os seguintes requisitos:

1) estar inscrito em 2016/1 pelo menos no 4º período e no máximo no penúltimo período do curso;

2) entregar o histórico escolar (ou Boletim de Aproveitamento Acadêmico emitido pela unidade), com CR igual ou superior a 7,0 ou CR igual ou superior ao CR médio do curso;

3) cópia do passaporte ou comprovante do agendamento;

4) currículo, com cópia dos documentos comprobatórios;

5) nível de Espanhol correspondente a no mínimo DELE – B1 com comprovação.

6) formulário online de inscrição disponibilizado no site do DCI impresso. Baixe aqui.

RESULTADO DA SELEÇÃO

O resultado será divulgado na página do DCI – www.sr2.uerj.br/dci - conforme especificado no cronograma neste edital. Após a divulgação do resultado, os alunos contemplados com a bolsa deverão apresentar os documentos necessários, inclusive o formulário de candidatura da IES estrangeira, para envio à Universidad de Jaén, conforme relacionado em documentos da Segunda Etapa.

SEGUNDA ETAPA – SOMENTE PARA ALUNOS CONTEMPLADOS

1) Preencher o formulário online da Universidade de Jaén.

2) Entregar o formulário impresso e assinado no DCI no período até 24 de maio de 2016.

CRONOGRAMA:

19/abril a 16/maio/2016 – Período de inscrição.

16/maio/2016 – Comitê designado pelo DCI e formado por representantes dos Centros Setoriais da UERJ avaliará as candidaturas entregues e indicará os 2 alunos a serem contemplados com a bolsa.

17/maio/2016 – Resultado com relação dos 2 alunos contemplados no site do DCI, a partir das 17h.

Até 20/maio/2016 –  Alunos preparam documentos.

25/maio/2016 – DCI envia documentos para a Universidade de Jaén.

Setembro/2016 a janeiro/2017 – Período do intercâmbio.

OBRIGAÇÕES E DIREITOS DOS CANDIDATOS CONTEMPLADOS:

Os alunos selecionados para receber a bolsa deverão:

- cumprir todas as etapas para o seu afastamento para o intercâmbio, apresentando os documentos exigidos;

- concordar em cursar disciplinas na universidade de acolhimento, respeitando os procedimentos estabelecidos pela universidade;

- assumir o compromisso de manter comportamento condizente com a ética e a moralidade acadêmicas, observando as regras de convivência praticadas na instituição anfitriã e zelar pelo conceito da UERJ perante as demais instituições;

- não manter vínculo empregatício, outra bolsa acadêmica ou estágio remunerado e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;

- apresentar Relatório de Atividades desenvolvidas, até 30 (trinta) dias após eventual cancelamento ou término da vigência da bolsa;

- retornar ao Brasil, após o término da bolsa, para a continuidade e conclusão de seu curso;

- atender a todos os itens do edital.

Os resultados e as etapas de todo o processo de seleção devem ser acompanhados pelo site do DCI: http://www.sr2.uerj.br/dci

Edital completo aqui.