Oportunidade de bolsa de estudos

Institut d’Etudes Politiques de Rennes, França

A Diretoria de Cooperação Internacional da UERJ anuncia a oportunidade de candidatura para a obtenção de bolsa de estudos do Fundo de Solidaridade Internacional (FSI) para o Instituto de Estudos Políticos de Rennes, França.

A UERJ encaminhará as inscrições para a França. A avaliação e seleção são de competência unicamente do Instituto de Estudos Políticos de Rennes.

PERÍODO DE INTERCÂMBIO:

Setembro 2017 a maio 2018

BOLSA DE ESTUDOS:

Valor: entre 200 e 600 euros por mês

ÁREA DE ESTUDOS:

Grande área das Ciências Sociais e Humanidades: Economia, Direito, Ciências Políticas, Filosofia, Administração e Finanças, Letras, Comunicação Social.

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO:

1.Ser aluno de graduação regularmente matriculado e inscrito em disciplinas;

2. Atender aos critérios sócio-econômicos estabelecidos pela Instituição Francesa;

3. Quando de sua inscrição, ter integralizado, no mínimo, 40% dos créditos obrigatórios previstos em seu curso;

4. Não ter ultrapassado o máximo de 90% dos créditos obrigatórios previsto em seu curso;

5. Ter CR igual ou superior a 7,0 ou CR igual ou superior ao CR médio do curso;

6. Não ter participado de programa de intercâmbio da UERJ com mais de 6 meses de duração;

7. Nível de francês correspondente a no mínimo Delf – B1 com comprovação.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:

- Histórico escolar emitido pelo DAA ou Boletim Acadêmico assinado pela sua unidade acadêmica

- Formulário de inscrição para intercâmbio da UERJ

- Formulário de inscrição de Sciences Po Rennes preenchido em francês

- Carta de motivação em francês

- Curriculum vitae em francês

- Comprovante de rendimentos dos pais

- Comprovante de ajuda financeira, como bolsa Proiniciar dentre outros

O candidato ainda poderá incluir qualquer outro documento de comprovação de situação econômica de baixa renda.

PRAZO PARA ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO:

Os candidatos interessados deverão entregar a documentação na DCI até o dia 20 de abril de 2017.

Só serão aceitas candidaturas com toda a documentação exigida pela Instituição francesa.