O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.           

 

Já estão abertas as inscrições para concessão de bolsas de doutorado pleno para brasileiros na França por chamada de fluxo contínuo. A nova parceria foi firmada pelo Programa de Doutorados Cifre-Brasil, entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o Ministére de l’Enseignement Supérieur et de la Recherche (MESR) e a Association Nationale de la Recherche et de la Technologie (ANRT), associação nacional francesa que reúne a pesquisa pública e privada para a inovação.

 A chamada destina-se a formar doutores no exterior, em instituições francesas de reconhecido nível de excelência em parceria com empresas na França, em áreas do conhecimento consideradas de vanguarda científico-tecnológica. Para esta ação a submissão é feita pelo fluxo regular de bolsas no exterior pelo calendário 2013 para bolsas de pós-graduação e pós doutorado. A proposta será analisada somente no calendário correspondente ao início da vigência.

Este modelo de doutorado industrial, já executado há alguns anos pela França, traz uma novidade na modalidade que alia o laboratório às empresas. No caso desta nova bolsa, o aluno de doutorado realiza o seu curso, em tema focado na inovação e que tenha direta aplicação para a empresa. Desta forma, o bolsista dividirá seu período de doutoramento entre a pesquisa em laboratório e a sua aplicabilidade na empresa.

A bolsa terá duração de até 36 meses e o candidato precisa ter nacionalidade brasileira e ter obtido seu diploma de mestrado há menos de três anos da data de submissão de sua candidatura. Além disso, é necessário possuir comprovante de idioma das Alianças Francesas ou documentação de que já morou ou estudou na França que possam comprovar a proficiência no idioma requerido.

Para o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a França tem tido uma experiência muito interessante por meio desta modalidade de doutorado. “É um modelo inovador, que nós queremos explorar. É uma experiência muito importante para o Brasil que tem, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras, do CNPq e de todos os envolvidos, a missão de sinalizar para os nossos jovens e pesquisadores que a sua qualificação, sua formação voltada para inovação, para o empreendedorismo, e para a criação de valor e riqueza é realmente o pano de fundo e o que motiva o Brasil a investir nestas parcerias”, destaca o presidente.

Ao falar da nova parceria, o embaixador da França no Brasil, Bruno Delaye, afirmou estar muito orgulhoso de ser parceiro do Brasil nesse desafio de formação na pesquisa e inovação. "É uma honra poder compartilhar um instrumento que permite à França, há mais de 30 anos, desenvolver a pesquisa e inovação em suas empresas e formar mais de 3 mil pesquisadores franceses, que é o Programa Cifre", ressalta o embaixador.

Os candidatos deverão submeter sua proposta exclusivamente ao CNPq por meio de formulário eletrônico disponível no portal do Ciência sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/doutorado-pleno). Para mais informações, acesse a chamada pública.

 

VOLTAR

Profª. Drª. Mônica da Costa Heilbron
DIRETORA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Andréia Batista Vieira
UNIDADE DE PROJETOS E FOMENTO
Patrícia Viana
COORDENADORIA DE INTERCÂMBIO
Profª. Drª Nely Palermo
COORNADORIA DE INTERCÂMBIO
Maria Aparecida Leite Veras
UNIDADE DE INTERCÂMBIO OUTGOING
Rosane Vidal Vargas Leal
UNIDADE DE INTERCÂMBIO INCOMING)
Denise Lima
UNIDADE DE PROGRAMAS ESPECIAIS
Dulce da Consolação Soares
COORDENADORIA ADMINISTRATIVA

Redes de Colaboração