Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

 

CHAMADAS E EDITAIS

 
   

PROGRAMA DE COLABORAÇÃO SUPÉLEC-BRASIL PARA DUPLA DIPLOMAÇÃO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA


Instituições de Ensino Superior brasileiras assinaram acordos com a escola de engenharia École supérieure d’électricité com o objetivo de reforçar os laços de cooperação entre Brasil e França. École supérieure d'électricité, também conhecida como Supélec, é uma faculdade de Engenharia, localizada em três campus na França: Gif-Sur-Yvette, Rennes e Metz. A Supélec oferece dupla-diplomação em engenharia (graduação e/ou mestrado) a partir de 12 semestres, com dois anos de estada no país parceiro. Os candidatos devem ter projeto profissional ligado a uma das áreas da escola, pelo menos dois anos de formação superior no Brasil com média superior a 7,5/10 e ter seguido matérias obrigatórias (probabilidades e estatísticas, eletrônica analógica, entre outras).
Os estudantes brasileiros que pretendam candidatar para esse programa de colaboração Supélec-Brasil serão selecionados em duas etapas:


1) as instituições brasileiras deverão selecionar estudantes conforme critérios de mérito acadêmico, além de uma série de testes e exames, a fim de confirmar seus conhecimentos e aptidões para ingressar a escola;
2) uma comissão da Supélec realizará uma seleção final depois de realizar entrevista individual com os candidatos. Uma vez admitidos, os estudantes poderão candidatar-se para bolsas de estudos (BRAFITEC, Programa EIFFEL, Ciência sem Fronteiras, entre outras).


Para as outras modalidades de intercâmbio (master ou intercâmbio livre), a seleção será feita em função do histórico escolar (verApplication Form na página Affaires Internationales da Supélec).


Consulte o vade-mécum SUPÉLEC-BRÉSIL 2013-2014: aqui (em francês):

Encaminhe esta notícia

 

 

 
   

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO DE AUTORES BRASILEIROS NO EXTERIOR

 

O Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, criado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura, pretende intensificar a difusão da cultura e da literatura brasileiras no exterior. Para isso deverá conceder recursos financeiros para editoras e instituições culturais estrangeiras com a finalidade de apoiar o custeio de despesas relacionadas à participação de autores brasileiros em eventos literários. O Programa deve beneficiar editoras estrangeiras que desejem promover obras de autores brasileiros em eventos literários no exterior e instituições culturais estrangeiras que desejem organizar atividades literárias com autores brasileiros no exterior.

Saiba mais aqui

Encaminhe esta notícia

 

 

 

 
   

PRÊMIO "LE GOÛT DES SCIENCES  2013"

Criado em 2009, o prêmio Le goût des sciences (O Gosto pela Ciência) privilegia iniciativas científicas e produtos culturais que pretendem levar ao conhecimento do público trabalhos nos laboratórios de pesquisa, apresentando a ciência como um elemento imprescindível da cultura geral contemporânea para jovens e adultos. Organizado pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa francês, esse prêmio distingue laboratórios franceses, instituições, indivíduos ou associações que divulguem seus trabalhos para um público abrangente de maneira original e eficaz.

Data limite das candidaturas: 2 de setembro de 2013

Saiba mais aqui

Encaminhe esta notícia

 

 

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS - FRANÇA

 
   

GANHADORES DO PRÊMIO JOVEM CIENTISTA TERÃO PRIORIDADE NOS PROCESSOS SELETIVOS DE BOLSAS DE GRADUAÇÃO

O programa Ciência sem Fronteiras atribui prioridade para bolsas de graduação aos ganhadores do Prêmio Jovem Cientista. A iniciativa tem por objetivo valorizar a experiência científica dos estudantes no Brasil antes de partirem para o intercâmbio no exterior. Os candidatos devem estar matriculados no ensino superior ou em programas de mestrado ou doutorado. As inscrições estão abertas até 30 de agosto próximo. A XXVII edição do prêmio versará sobre os desafios para o aproveitamento e gestão da água no Brasil.

Mais informações aqui

Encaminhe esta notícia

 

EVENTOS

 
   

COLÓQUIO EPINANTES 2013 SOBRE EPIGENÉTICA


15 e 16 de outubro de 2013


Instituto de Pesquisa na Saúde da Universidade de Nantes (IRS UN)


O Colóquio EpiNantes 2013 sobre pesquisas em epigenética está convidando especialistas em biologia celular e molecular, químicos e demais profissionais e estudantes da área de saúde a participar nas discussões relativas aos mecanismos epigenéticos, desde sua influência sobre a aparição de patologias ao desenvolvimento de medicamentos derivados. 


Inscrições

Saiba mais aqui

Encaminhe esta notícia

 

 

 
   

ECOCITY, CÚPULA MUNDIAL DA CIDADE SUSTENTÁVEL

25 a 27 de setembro de 2013
Nantes, França

A ECOCITY, Cúpula Mundial de Cidades Sustentáveis, tem por objetivo promover alternativas sustentáveis para o desenvolvimento urbano mundial. “Acelerar a mudança” será a temática da primeira edição europeia do evento, que ocorrerá em Nantes, na França, de 25 a  27 de setembro de 2013. O projeto também conta com o apoio das Nações Unidas (UNhabitat, PNUE, FAO).

Inscrições

Mais informações aqui

Encaminhe esta notícia

 

ENSINO SUPERIOR

 
   

PARIDADE ENTRE HOMENS E MULHERES: CONVÊNIO ASSINADO NA FRANÇA

Um convênio foi assinado, em 25 de abril de 2013, entre o Ministério francês do Ensino Superior e da Pesquisa e as associações Mulheres e Ciência (Femmes et Sciences), Mulheres e Matemáticas (Femmes et Mathématiques), Mulheres Engenheiras (Femmes Ingénieurs) e a Associação Francesa das Mulheres formadas em Universidades (AFFDU). A iniciativa visa reforçar as ações em favor da igualdade entre mulheres e homens no ensino superior e a na pesquisa nacionais.

Leia mais aqui (em francês)

Encaminhe esta notícia

 

 

 
   

GRÁFICO DINÂMICO DESENVOLVIDO PELA OCDE SOBRE ATRATIVIDADE DO ENSINO SUPERIOR DOS PAÍSES MEMBROS

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou, na 21ª edição da publicação “Olhares sobre a Educação”, relatório sobre a atratividade do ensino superior nos países membros. Estados Unidos, Alemanha e França registraram número decrescente de estrangeiros recebidos, enquanto América Latina, Oceania, e Ásia tem recebido cada vez mais estudantes de outros países.

Para melhor visualização dos dados, a OCDE divulgou gráfico dinâmico, que pode ser consultado aqui

Mais informações (em francês)

Encaminhe esta notícia

 

NOTÍCIAS

 
   

UMA COLABORAÇÃO INTERNACIONAL PARA LUTAR CONTRA OS TUMORES DO CÓRTEX SUPRARRENAL DA CRIANÇA NO BRASIL

O Programa de diagnóstico e monitoramento clínico de tumores precoces em crianças foi implementado com sucesso no Estado do Paraná. O projeto, desenvolvido pelo Laboratório Internacional Associado (LIA) NEOGENEX, é o fruto da colaboração estreita entre as equipes do Dr. Enzo Lalli, diretor de pesquisas do Instituto de Farmacologia Molecular (CNRS, Universidade Nice Sophia Antipolis) em Valbonne, na França, do Dr. Bonald Figueiredo,  diretor do centro de pesquisa do Hospital Pelé Pequeno Príncipe de Curitiba e do Dr. Gerald Zambetti, do Hospital St. Jude de Pesquisa para as Crianças, em Mênfis, nos Estados Unidos. As equipes publicaram artigo sobre o programa no Journal of Clinical Oncology em 2013.

Contatos

Bonald Figueiredo
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe
Avenida Silva Jardim, 1632
Curitiba, PR - CEP 80250-060, Brasil

Enzo Lalli
Institut de pharmacologie moléculaire et cellulaire (IPMC)
UMR7275 CNRS/Université Nice Sophia Antipolis
660, route des Lucioles
06560 Valbonne, France


Leia mais aqui (em francês)

Encaminhe esta notícia

 

 

 
   

DESCOBERTA DE GENE IMPLICADO NA DISTROFIA MUSCULAR FÁSCIO-ESCÁPULO-UMERAL (FSHD)

No âmbito das pesquisas sobre a distrofia muscular fáscio-escápulo-umeral (FSHD), uma das distrofias mais frequentes na população em geral, um artigo acaba de ser publicado na revista PLOS Genetics. A equipe da pesquisadora Françoise Helmbacher, do Instituto de Biologia do Desenvolvimento de Marseille (CNRS/ Aix-Marseille Universidade), apoiada pela Associação Francesa contra as Miopatias (AFM-Téléthon), em colaboração com pesquisadores do Instituto francês da Saúde e Pesquisa (Inserm), identificou o gene FAT1 como um novo agente no desenvolvimento dos músculos, inclusive nos pacientes atingidos pela FSHD. Esse gene permite sintetizar a protocaderina FAT1, proteína que atua em diversos processos morfogenéticos.

Mais informações

Acesse o comunicado de imprensa completo aqui

Contato imprensa AFM-Téléthon
Stéphanie Bardon, Géraldine Broudin, Gaëlle Monfort
Tel: + 33 ()1 69 47 28 28     
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Contato imprensa CNRS
Laetitia Louis Hommani
Tel: + 33 () 1 44 96 51 37     
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Encaminhe esta notícia

 

 

 
   

PRÊMIO CIENTÍFICO DA FUNDAÇÃO LOUIS D. PARA TRABALHOS SOBRE RECICLAGEM DO CO2

O Grande Prêmio Científico 2013 da Fundação Louis D. foi atribuído a Thibault Cantat, pesquisador do Comissariado para a Energia Atômica e Energias Alternativas (CEA), por ocasião da cerimônia de concessão dos Grandes Prêmios das Fundações do Instituto da França. Esse prêmio, no valor de 450.000 euros, tem por objetivo promover a pesquisa sobre a reciclagem do dióxido de carbono.
Thibault Cantat e sua equipe trabalham desde 2009 sobre a redução do CO2  permitindo a produção de formamida, amida derivada do ácido fórmico utilizada na indústria para a fabricação de colas, solventes e remédios. Os resultados foram publicados na revista Angewandte Chemie e quatro novos processos de reciclagem do CO2 foram descobertos nesse contexto.

Leia mais aqui 
 
Encaminhe esta notícia

 

PUBLICAÇÃO

 
   

BRÉSIL(S). Sciences humaines et sociales 
Revista semestrial n° 3 – maio de 2013


BRÉSIL(S). Sciences humaines et sociales (Ciências humanas e sociais), revista editada pelo Centro de Pesquisa sobre o Brasil Colonial e Contemporâneo (CRBC-Mundos Americanos /EHESS), é publicada pelas Edições da Maison des Sciences de l’Homme. Ela substitui os Cahiers du Brésil Contemporain.
Principal veículo de divulgação acadêmico-científica, cada número apresenta uma temática, sendo este semestre “heterotopias urbanas”.

Mais informações aqui

Encaminhe esta notícia

    

• English