Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Parceiros

Dentre uma das modalidades de intercâmbio no Japão, gostaria de apresentar o programa Top Global University, que lança novos programas incentivando a parceria entre as melhores universidades do mundo.

Para obter maiores informações, basta clicar no seguinte link: https://tgu.mext.go.jp/en/index.html

A Embaixada da França em Brasília está oferecendo bolsas (sob forma de uma passagem de avião entre o Brasil e a França) para estudantes brasileiros (ou de outra nacionalidade estudando no Brasil), nível 2º ano do mestrado ou primeiro ano de doutorado, desejando participar a uma escola de verão acontecendo na França.

No entanto, o calendário de 2019 vai ser um pouco apertado e a verdadeira chamada vai acontecer em março que vem, mas com muito pouco tempo para responder.

Por isso, estamos divulgando desde já uma pré-chamada, enquanto a lista das escola de verão ainda não é conhecida.

A maioria das escolas têm um foco em “ciências exatas” mas vai ter também em ciências humanas e sociais.

Leia mais informações

Beijing Institute of Technology (BIT) está oferecendo, por meio do Conselho Chinês de Bolsas de Estudo, bolsas de estudo para alunos das principais universidades do Brasil, incluindo os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), para cursarem mestrado ou doutorado na China a partir de 2019.

A iniciativa tem como objetivo apoiar o empreendedorismo em todo Brasil, em três categorias: Universitário Empreendedor, Startup e Universidade & Microempreendedor.

O Santander Universidades apoiará com aporte financeiro, bolsas de estudos na Babson College e mentoria.

Pedimos a gentileza de divulgar essa novidade para alunos, professores, grupos como empresas juniores, etc.

Apresentação do programa + release.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) juntamente com a Swedish Foundation for International Cooperation in Research and Higher Education (STINT) divulgam o Edital nº 28/2018 para seleção de até 8 projetos conjuntos de pesquisa em qualquer área de conhecimento. As inscrições das propostas serão admitidas até as 17h de 04 de outubro de 2018.

O Programa pretende fortalecer a cooperação entre as instituições de ensino superior e de pesquisa, além de fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa dos dois países. Serão concedidas bolsas de estudo para as modalidades doutorado-sanduíche (com duração de 4 anos e 12 meses) e pós-doutorado (com duração de 3 anos e 12 meses).

Poderão participar da seleção coordenadores de projetos brasileiros ou estrangeiros com visto de residência e vínculo empregatício com instituição de ensino superior - ambos permanentes - no Brasil. Além destas exigências, os interessados não podem ser aposentados e devem ter o título de doutor obtido há pelo menos 4 (quatro) anos, entre outros requisitos.

 Edital nº 28/2018 

Mais informações: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/suecia/capes-stint

Objetivo

O Programa, pela seleção de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvidos por grupos brasileiros e suecos, tem por objetivos:
I. Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Brasil e da Suécia;
II. Fomentar a colaboração e o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e suecos;
III. Fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

Modalidades de bolsas e benefícios

Para a manutenção do projeto: até RS 50.000,00 anuais para a realização de missões de trabalho no exterior pelos membros da equipe brasileira, a serem distribuídos da seguinte forma:
Até R$ 10.000,00 para a aquisição de material de consumo;
Realização de até duas missões de trabalho por ano, conforme regras do edital e da Portaria CAPES nº 08/2018 (Regulamento de Projetos).

Bolsas de estudo: concessão de bolsas de estudo no exterior a estudantes indicados pelos coordenadores para o desenvolvimento de atividades letivas e/ou de pesquisa em área de interesse do projeto.

Modalidades: Doutorado Sanduíche e Pós-Doutorado

Benefícios (Portaria CAPES nº 125/2018):
• Mensalidade;
• Passagens aéreas;
• Auxílio instalação;
• Seguro saúde; e
• Adicional localidade (conforme Portaria n° 202/2017)

Duração do projeto: 2 (dois) anos, podendo ser prorrogada por mais 1 (um) ano, conforme critérios das agências financiadoras.

Inscrição

Na Capes: inscricao.capes.gov.br

    

• English