PRÊMIO MERCOSUL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

EDIÇÃO 2018 - TEMA: INDÚSTRIA 4.0

As inscrições estão abertas até 31/05/2019, às 18 horas (horário de Brasília - Brasil).

A inscrição individual ou equipe deverá ser efetuada exclusivamente no endereço: www.premiomercosul.cnpq.br

O tema escolhido é - Indústria 4.0 - que deverá ser abordado em uma das seguintes linhas de pesquisa:

1. Inovação, tecnologias disruptivas e novos modelos de negócio

Uso de tecnologias disruptivas para impulsionar as organizações, aumentar a produtividade e inserir a inovação nas etapas do processo produtivo.

Novos modelos de negócios impulsionados pelas transformações causadas nos processos industriais

2.  Agricultura 4.0 e seus impactos na sociedade

Utilização de novas tecnologias para contribuir para a produção e industrialização de produtos agrícolas. Utilização da Agricultura 4.0 (TICs e novas tecnologias digitais) para elevar os índices de produtividade, da eficiência do uso de insumos, da redução dos custos com mão-de-obra, melhoria da qualidade do trabalho e segurança dos trabalhadores, e a redução dos impactos ao meio ambiente.

3. Manufatura Avançada e futuro do trabalho

Impactos da Indústria 4.0 na sociedade e nos modelos tradicionais de trabalho

Como as novas tecnologias mudam o cenário de trabalho e as competências e habilidades necessárias para o trabalho.

O Prêmio tem como objetivos reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação no MERCOSUL, e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no MERCOSUL.

Lançado de forma simultânea nos países membros e associados ao Mercosul, o Prêmio possui, a cada edição, um tema relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países do bloco e as linhas de pesquisa pertinentes. Para a edição de 2018, o tema escolhido será Indústria 4.0, uma referência à 4ª revolução industrial, caracterizada pela integração e o controle remotos da produção, a partir de sensores e equipamentos conectados em rede, associados a sistemas ciberfísicos, dados e serviços inteligentes de internet e é entendida como o futuro da produção, dentro de um esforço para revitalização das empresas e pela busca de liderança tecnológica, e, consequentemente, de mercados globais, cada vez mais competitivos.

São 5 (cinco) as categorias contempladas: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior. A premiação consiste em quantias em dinheiro para os agraciados com o primeiro lugar em cada categoria, variando de US$ 2.000,00 (para a categoria Iniciação Científica) a US$ 10.000,00 (para a modalidade Integração).

CONTATOS/INFORMAÇÕES e-mail:premios@cnpq.br e nos sites:mailto:www.premiomercosul.cnpq.br e www.recyt.mincyt.gov.ar