Artigos

Resultado do Edital FAPERJ Programa 'Apoio a Projetos Temático Faixas A e B (mais)

Parabenizamos as 10 Pesquisadoras e os 4 Pesquisadores da UERJ que tiveram seus projetos aprovados no Edital de Apoio a Projetos Temáticos da FAPERJ.

O Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro visa, prioritariamente, a estimular a realização de projetos de pesquisa temáticos audaciosos, inovadores e originais em áreas temáticas de fronteira que visem à obtenção de resultados científicos e tecnológicos relevantes e de alto impacto.

Listamos os Projetos Uerj aprovados.

Aderval Severino Luna (Instituto de Química) Materiais à base de grafeno: síntese, caracterização e aplicação em catálise, energia e meio ambiente.

Argelina Maria Cheibub Figueiredo (IESP) Políticos, eleitores e políticas públicas

Clara Maria de Oliveira Araújo (ICS) Análise das campanhas de prevenção à violência de gênero, Brasil 2000-2018

Daniel Gustavo Barci (Física) Dinâmica complexa em sistemas da Matéria Condensada de baixa dimensionalidade

Luis Alexandre Gonçalves Magalhães (LCR/IBRAG) Dosimetria para baixas e altas energias e seus efeitos da radiação

Marcia Marques Gomes (Engenharia Sanitária) Novos compósitos e nanocompósitos fotocatalisadores: Purificação da água, do ar e polimento de esgotos (CLEANAQUAIR)

Maria Claudia Pereira Coelho (ICS) Concepções de Violência e Exercício da Autoridade no Contexto Escolar: uma comparação entre as percepções de professores e policiais

Marilia de Brito Gomes (Diabetes/FCM) Associação dos alelos do sistema principal de Histocompatibilidade com a ancestralidade genômica estimada com marcadores moleculares indels informativos de ancestralidade autossômica, de linhagem em cromossoma Y e de DNA mitocondrial em pacientes com diabetes tipo1 e suas respectivas relações com a cor autodeclarada dos pacientes, pais e avós.

Mônica Regina da Costa Marques Calderari (Instituto de Química) Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos magnéticos: uma inovação na sorção seletiva de CO2 e ions metálicos.

Nakedia Maysa Freitas Carvalho (Instituto de Química) Oxidação da Água Eletrocatalítica e Fotoeletrocatílica: Óxidos de Metais da Primeira Série de Transição Decorados com Paládio e Suportados em Óxidos de Cério.

Pedro Lopes de Melo (Fisiologia/IBRAG) Aprimoramento dos Métodos Empregados em Pesquisa e Diagnóstico de Doenças Respiratórias: Instrumentação, Biomecânica e Modelamento.

Rosely Sichieri (IMS) Pesticidas, alimentos ultraprocessados, metilação do DNA, segregação residencial e depressão: tempestade perfeita na gênese da obesidade – Estudo OBELISKO.

Thereza Christina Barja Fidalgo (Biologia Celular/IBRAG) Doenças inflamatórias e metabólicas: alvos moleculares e terapêuticos.

Yael de Abreu Villaça (Fisiologia/IBRAG) Estudo neuroproteômico da associação entre a dependência à nicotina e esquizofrenia.

Sucesso a todas e todos!

Luis Antonio Campinho Pereira da Mota

Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa