SR-2 participa da inauguração do navio oceanográfico da Uerj

Com imenso orgulho e satisfação, a Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj (SR-2)  participou,  na última terça-feira, dia 28 de janeiro, em cerimônia realizada na Marina da Glória, da solenidade de inauguração do navio oceanográfico da Uerj, batizado com o nome de  Professor Luis Carlos.

A SR-2 acompanha essa conquista desde 2010, quando da submissão do subprojeto COSTAUERJ ao Edital CT-INFRA PROINFRA 02/2010, que teve por objetivo fortalecer a capacidade de investigação científica da Uerj nas regiões costeira e marítima do Estado e potencializar o estudo das ciências do mar, inclusive como laboratório flutuante.

A participação da SR-2 nesse Edital, gerenciada pela Coordenadoria de Gestão de Projetos Institucionais da SR-2,  resultou na aprovação de recursos na ordem de  R$ 5.670.000,00, dos quais R$ 2.500.000,00 destinados ao subprojeto COSTAUERJ, elaborado por professores da Faculdade de Oceanografia, sob a coordenação do Professor Marcos Bastos.  Ao final, foram destinados aproximadamente  R$ 2.800,00 dos recursos do convênio FINEP Nº 01.12.0361.00 para a construção do navio oceanográfico pelo estaleiro INACE, em Fortaleza-CE. O custo total foi de R$ 7.000.000,00 e contou com recursos  da  Uerj, do Governo do Estado , da FAPERJ e da Alerj.

A partir de março de 2020,  alunos e professores, tanto da  graduação quando da pós-graduação da Faculdade de Oceanografia,  assim como de outras unidades acadêmicas da Uerj, tais como a Faculdade de Geologia, o Instituto de Geografia e o Instituto de Biologia, passarão a contar com um navio oceanográfico universitário, o primeiro do Estado.

A Faculdade de Oceanografia,  a Uerj, o Estado,  os órgãos de fomento que acreditaram no projeto e, com seu apoio possibilitaram essa conquista,  e a todos os órgãos e servidores da Uerj que se empenharam para que esse sonho da FAOC se concretizasse, estão comemorando esse sucesso, que trará frutos importantes para a pesquisa e para a pós-graduação do Estado e do País.

Parabéns a todos.

O Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Professor Luís Antônio Campinho Pereira da Mota, ao lado do Secretário de Saúde, Professor Edmar Santos, a Sub-reitora de Extensão e Cultura, Professora Cláudia Gonçalves de Lima, o Sub-reitor de Graduação, Professor Lincoln Tavares Silva e Marcos Bastos, Diretor da Faculdade de Oceanografia    Navio Oceanográfico da Uerj   Professor Marcos Bastos, Diretor da Faculdade de Oceanografia e Maria del Carmen Corrales, da Coordenadoria de Gestão de Projetos Institucionais da SR-2