Artigos

Chamada CNPq PELD 21/2020 - Pesquisa Ecológica de Longa Duração e Chamada PROTAX 22/2020 - Taxonomia Biológica

Informações adicionais - O CNPq em parceria com o MCTI e do Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisa (Confap), lança duas novas Chamadas destinadas a garantir a continuidade dos Programas de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) e de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia (PROTAX). Representando um investimento total de R$ 21 milhões, as chamadas têm prazo de submissão até dia 14 de setembro de 2020. 
 
Poderão concorrer pesquisadores doutores com vínculo celetista ou estatutário com uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Para a Chamada PROTAX, o proponente deverá, ainda, atuar formalmente na formação de recursos humanos na área de concentração da Taxonomia Biológica, estar credenciado como orientador em um Programa de Pós-Graduação stricto sensu reconhecido pela Capes e participar de grupo de pesquisa, que envolva a área de concentração da Taxonomia Biológica.
 
As Chamadas 
Na Chamada do PELD, o objetivo é continuar o trabalho de gestão com ações específicas de indução de pesquisa transversal entre sítios e articulação do conhecimento em temas estratégicos, de interesse da sociedade e com foco em consolidação dos resultados dos sítios por biomas, ampliando o conhecimento sobre os ecossistemas e sobre o papel deles no desenvolvimento sustentável do Brasil.
 
Pretende-se, ainda, reforçar a atuação do PELD em divulgação e educação científica, visando, ao mesmo tempo, ao compartilhamento dos seus resultados com a sociedade e à ampliação do reconhecimento nacional e internacional deste importante Programa. Assim, além do financiamento dos sítios de pesquisa, a chamada prevê o apoio ao desenvolvimento de um projeto de comunicação pública da ciência para o Programa, articulado com a rede de sítios de pesquisa PELD .
 
Na Chamada do PROTAX, serão apoiados projetos de pesquisa que visam contribuir para formação de recursos humanos especializados na área da Taxonomia Biológica envolvendo grupos botânicos, zoológicos ou microbiológicos. Destaque para as pesquisas destinadas ao conhecimento dos microorganismos (fungos e bactérias), fator muito importante para resolução de questões relativas a saúde humana e ambiental.
 
Os Programas 
Lançado em 1997, o PELD é composto por um conjunto de projetos estratégicos que se configuram como uma rede de sítios de pesquisa de alta relevância nas áreas de ecologia, conservação e uso sustentável da biodiversidade. Os pesquisadores dos sítios PELD dedicam-se a estudar os ecossistemas brasileiros, sua biodiversidade, processos naturais e os impactos das atividades humanas sobre esses sistemas.
 
A pesquisa realizada no PELD tem grande abrangência temática e territorial e contribui com informações relevantes para a elaboração de políticas publicas e planos de ação voltados para a conservação de espécies ameaçadas, proteção de ecossistemas brasileiros e unidades de conservação, resultando na conservação e uso sustentável dos produtos da biodiversidade, políticas de desenvolvimento sustentável e voltadas a melhoria da saúde humana e ambiental.
 
O PROTAX está completando 15 anos de existência e tem por objetivo apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, através da formação de recursos humanos especializados na área da Taxonomia Biológica envolvendo grupos botânicos, zoológicos ou microbiológicos.. Apesar do crescimento do número de taxonomistas nos últimos anos, ainda há carência destes profissionais frente aos compromissos internacionais e ao desafio de abranger a grande extensão territorial e a megadiversidade do Brasil, que abriga cerca de 13% de todas as espécies do planeta.
 
O PROTAX auxilia no cumprimento de compromissos nacionais e internacionais assumidos pelo Brasil visando à ampliação do conhecimento, proteção e uso sustentável da Biodiversidade Brasileira. Para a imensa tarefa de inventariar, caracterizar e classificar os mais diversos grupos taxonômicos, há necessidade de uma ação continuada de estímulo a pesquisa associada a formação dos profissionais da área.
 
Para mais informações, acesse as chamadas na íntegra:
 
 SUBMISSÕES ATÉ 14 DE SETEMBRO DE 2020
 
SUBMISSÕES ATÉ 14 DE SETEMBRO DE 2020