Artigos

Chamada CNPq/MCTI Nº 23/2020 – Pesquisa e Desenvolvimento em Sustentabilidade Urbana e Regional

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, tornam pública a Chamada CNPq/MCTI Nº 23/2020 – Pesquisa e Desenvolvimento em Sustentabilidade Urbana e Regional.

A Chamada tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa interdisciplinares e multi-institucionais organizados em rede que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país em temas relacionados à sustentabilidade urbana e regional. E produzir subsídios para as políticas nacionais de desenvolvimento urbano e regional, na forma de diretrizes à atuação dos entes federativos no investimento público e na forma de programas ou normativos para investimentos pela iniciativa privada. 

As propostas poderão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, até o dia 14/09/2020 pela Plataforma Integrada Carlos Chagas, e deverão ter suas pesquisas orientadas em uma das seguintes linhas temáticas:  

  • Linha 1:  Riscos de impactos climáticos – ampliação das informações e análises a serem disponibilizadas na plataforma AdaptaBrasil MCTI.
  • Linha 2:  Modelagem integrada dos impactos econômicos da variabilidade climática nos setores priorizados no AdaptaBrasil MCTI – segurança alimentar, segurança hídrica, segurança energética, saúde humana, zonas costeiras urbanas, serviços ecossistêmicos, e infraestruturas nacionais de grande porte.
  • Linha 3:  Abordagem por bioma aplicada a municípios ou regiões – funcionamento e resiliência de ecossistemas, condições locais, biodiversidade e sustentabilidade.

http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=9742