FAPERJ LANÇA TRÊS NOVOS EDITAIS

Programa Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro e

Com o lançamento desses três editais o investimento total na pesquisa fluminense é de R$ 20 milhões. O prazo para a submissão de projetos vai até 19 de novembro.

“Com o lançamento destes editais, a FAPERJ espera contribuir ainda mais para o fomento de pesquisas no combate à pandemia de COVID-19, sem deixar de atender a outras questões que são pungentes ao Estado do Rio de Janeiro, como o cuidado ambiental e a manutenção dos PPG’s das instituições fluminenses”, disse a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela.

Programa Apoio ao Instituto Vital Brazil para Produção de Insumos Biológicos no Combate a Covid-19 – 2020

O programa de Apoio ao Instituto Vital Brazil para Produção de Insumos Biológicos no Combate a Covid-19 – 2020 tem como proposta estimular a realização de projetos de pesquisa para desenvolvimento, melhoria ou novas aplicações de insumos biológicos, que contribuam de maneira efetiva para terapias contra Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro. Os recursos aplicados se destinam a atender às demandas de custeio e capital.

Para financiamento do edital os recursos alocados são de até R$ 2 milhões, definidos na Programação Orçamentária da FAPERJ, a serem pagos em uma única parcela, podendo ser incluídos recursos adicionais, a critério da presidência da Fundação, dependendo da disponibilidade orçamentária.

O prazo para a execução de cada projeto é de no máximo 12 meses, contados a partir da liberação dos recursos.

Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu fluminenses tem como objetivo apoiar, na forma de custeio, programas e cursos de pós-graduação stricto sensu (PPGs) e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Estado do Rio de Janeiro, visando garantir a continuidade da progressão qualitativa e quantitativa de sua produção. Nessa edição do Programa serão priorizadas propostas que explicitem a relevância das ações pretendidas para o adequado funcionamento do curso durante a pandemia.

Para financiamento do edital os recursos alocados são de até R$ 9 milhões, definidos na Programação Orçamentária da FAPERJ, podendo ser incluídos recursos adicionais, a critério da presidência da Fundação, dependendo da disponibilidade orçamentária. As propostas devem ser enquadradas em uma das duas FAIXAS (A ou B) apresentadas no edital de acordo com o montante solicitado, e apresentar orçamento propositivo, justificando os itens imprescindíveis à realização das atividades previstas nos projetos;

O prazo para a execução de cada proposta é de no máximo 24 meses, contados a partir da liberação dos recursos.

Programa Redes de Monitoramento de derramamento de óleos em ambientes marinhos: prevenção e controle

Programa Redes de Monitoramento de derramamento de óleos em ambientes marinhos possui suas ações voltadas a para prevenção e controle de desastres ambientais através da formação de redes de pesquisa com enfoque nesse contexto. Os recursos financeiros poderão ser utilizados para o estabelecimento e melhoria de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos de pesquisa apresentados por pesquisadores com vínculo empregatício com Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Link: www.faperj.br