Artigos

Uerj contemplada em Chamada CNPq MAI/DAI

Em sua primeira participação na Chamada CNPq MAI/DAI 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação, a Uerj obteve aprovação do projeto  “Ampliação da Interação Uerj-Empresa para a Formação de Pessoas, o Desenvolvimento Tecnológico e a Inovação em Saúde”.   A participação da Uerj foi coordenada pela equipe da Coordenadoria de Gestão de Projetos Institucionais, vinculada ao Gabinete da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e objetiva o desenvolvimento de projetos de pesquisa de mestrado e doutorado inovadores, em parceria com empresas, focados no fortalecimento da integração da pesquisa científica com a inovação tecnológica em prol da saúde pública.

O investimento do CNPq nos projetos  é na ordem de  R$ 371.712,00, com duração até novembro de 2025, que serão destinados à concessão de 1 bolsa de Doutorado, 8 bolsas de Mestrado e 14 bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI). O investimento das empresas parceiras é destinado a  financiar os projetos que serão desenvolvidos.

O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação - MAI/DAI é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, direcionado a fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de doutorado, mestrado e iniciação tecnológica em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas, denominadas “Empresas Parceiras”. O propósito do MAI/DAI é de contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País.

Um dos projetos é coordenado por Branca Terra, da Faculdade de Administração e Finanças, versando sobre  inovação e qualidade de vida no âmbito da Covid-19. Esse projeto tem por objetivo desenvolver pesquisas inovadoras com resultados de produtos, processos ou serviços que possam contribuir, em múltiplas áreas do conhecimento, dentre elas gestão pública, psicologia, design, focando inovação na gestão, para o aumento da qualidade de vida da sociedade, durante e após a pandemia da Covid -19. 

O segundo projeto é coordenado por Egas Casparelli, do IBRAG e objetiva aplicar a neuromodulação não-invasiva (Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua - tDCS) no ambiente domiciliar, com assistência remota, visando a recuperação funcional de pacientes crônicos com condições neurológicas ou psiquiátricas.

Maria del Carmen Fernández Corrales
Assessora