INOVUERJ promove palestra sobre a atividade de busca no processo de inovação

No dia 21 de maio, o InovUerj em parceria com a Rede Sirius promoverá a palestra: "A IMPORTÂNCIA DA BUSCA NO PROCESSO DE INOVAÇÃO: BUSCA PATENTÁRIA E NÃO PATENTÁRIA", que tem como objetivo apresentar aos participantes uma descrição da atividade de buscador correlacionado ao processo de inovação. Voltado principalmente para os profissionais de biblioteconomia da Rede Sirius, rede de gestão das bibliotecas da Uerj, também conta com a participação de pesquisadores. O evento acontecerá no auditório 1019 (1º andar - Bloco B) e terá início às 14h. As inscrições podem ser feitas através deste link.

A palestra será ministrada por Fábio Nascimento, analista e redator de patentes do Escritório de Propriedade Intelectual do InovUerj. Ele abordará questões como o pesquisador inserido no processo de Inovação, as estratégias de busca, o acervo de Informação tecnológica, e a busca como instrumento de Inovação, e Informação patenteada e não patenteada.

A tecnologia na atividade da busca

Fruto do convênio INPI-UERJ, esse encontro é uma sensibilização sobre a busca no processo de inovação, que dá início ao curso de capacitação acerca da busca patentária e não patentária, para os profissionais de biblioteconomia, que já possuem as ferramentas necessárias, mas que podem ser aplicadas de forma mais efetiva trazendo melhores resultados, através de uma tecnologia mais própria, acessando os bancos de dados certos, e identificar com precisão os objetos que buscam.

Segundo a professora Marinilza Bruno de Carvalho, diretora do Departamento de Inovação da Uerj – InovUerj - a importância da busca patentária e não patentária serve principalmente para que o pesquisador possa ganhar tempo e descobrir o que está sendo feito e o que já foi alcançado na sua área de pesquisa, para que ele possa contribuir ou trilhar um novo caminho na busca da inovação. A importância da participação dos biblioteconomistas nessa palestra se deve ao fato de que são eles quem cuidam da informação e saber exatamente como e onde podem encontrar as informações mais precisas colabora para o trabalho do pesquisador.

Para os profissionais que não são da área de biblioteconomia, como por exemplo pesquisadores ou estudantes, é interessante que se tenha esse conhecimento porque todo desenvolvimento científico parte de uma revisão bibliográfica e de um conhecimento prévio de como aquele segmento está se desenvolvendo e em qual direção está caminhando, mas que por uma prática também dos pesquisadores eles também não tem conhecimento de algumas fontes de informação que são muito valiosas e que estão dentro da interface a ser apresentada no evento, que é a da propriedade intelectual. Existem várias fontes de informação, que servem para pesquisa que são pouco conhecidas por parte dos pesquisadores. O principal objetivo do evento é desmitificar algumas informações a respeito do sistema de patentes e apresentar as ferramentas adequadas de busca como suporte para pesquisa.

As inscrições podem ser feitas no formulário abaixo ou através deste link..

Serviço:
Dia: 21/05/2014
Hora: 14h.
Local: R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã - Rio de Janeiro. Auditório 1019 - 1º andar - bloco B.
Dúvidas: inovuerj@sr2.uerj.br