Essas atividades desenvolvidas, em uma área natural e com vivências reais, destacam-se como uma forma de partilhar conhecimento e responsabilidades entre diferentes segmentos da sociedade. As ações empreendidas pelo CEADS distribuem-se em diferentes áreas de conhecimento: Antropologia, Cultura, Botânica, Ecologia, Educação Ambiental, Engenharia, Geociências, Geologia, Maricultura, Oceanografia, Saúde, Sociologia e Zoologia. Fato que congrega representantes (professores/pesquisadores, técnicos e/ou alunos) dos quatro Centros Setoriais existentes na Universidade (Centro Biomédico, Centro de Ciências Sociais, Centro de Educação e Humanidades, Centro de Tecnologia e Ciências) e diferentes departamentos e cursos de graduação e pós-graduação. Instituições congêneres brasileiras e estrangeiras utilizam o CEADS como base avançada para a realização de pesquisas e para ministrar disciplinas para alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação. Sendo uma iniciativa acadêmica inserida em um contexto humano peculiar, o CEADS vem desenvolvendo projetos que visam o desenvolvimento sustentável e incluem a participação dos membros da Comunidade de Vila Dois Rios, aproveitando as potencialidades da própria região e em parceria com órgãos do governo e de representantes do terceiro setor.