Graduação Sanduíche – Chamadas 143 a 154/2013

Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, EUA, Finlândia, Hungria, Reino Unido, Japão e Nova Zelândia.

1 – Descrição do Programa

Processo de Seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras – CsF.

TODAS as informações sobre os requisitos necessários para cada chamada específica estão estabelecidas nos editais do CsF em: www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1

2 – Períodos de inscrições diretamente na página do Ciência sem Fronteiras:

De 04 de junho de 2013 até 08 de julho de 2013

(Alemanha, Canadá (AAAC), EUA ,Hungria e Japão);

De 07 de junho de 2013 até 19 de julho de 2013

(Austrália, Canadá (CBIE e CALDO) Coreia do Sul, Finlândia e Reino Unido)

• De 12 de junho de 2013 até 26 de julho de 2013

(Nova Zelândia)

3 – Benefícios da bolsa:

Custos referentes às taxas escolares; Bolsa de estudo exclusivamente ao aluno; Auxílio material didático e instalação; Seguro-saúde; Auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional para o translado Brasil/País de Destino/Brasil.

4 – Critérios exigidos pela UERJ para a participação do aluno no Programa:

4.1 - cumprir com os requisitos exigidos pelas Chamadas do Programa CsF;

4.2 - possuir CR médio acima do CR médio do seu curso e acima de 6,5.

5 - Documentos a serem apresentados obrigatoriamente na UERJ impreterivelmente:

• até 10/07/2013 (inscritos nas chamadas para Alemanha, Canadá (AAAC), EUA ,Hungria e Japão);

• até 22/07/2013 (inscritos nas chamadas para Austrália, Canadá (CBIE e CALDO) Coreia do Sul, Finlândia e Reino Unido);

• até 30/07/2013 (inscritos nas chamadas para Nova Zelândia);

IMPORTANTE: (a ausência de apresentação da documentação na Uerj até a data informada, acarretará na não-homologação da candidatura no Programa Ciência sem Fronteiras) :

5.1 - Cópia impressa do comprovante de inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras;

5.2 - Histórico Escolar original emitido pelo DAA ou Boletim Acadêmico emitido pela Unidade Acadêmica do aluno;

5.3 - Formulário de candidatura do CsF/DCI; (disponível aqui)

5.4 - Se for o caso, os candidatos que possuem comprovantes dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, deverão apresentar documento original da premiação.

6 – Homologação

Após a homologação, a UERJ encaminhará a candidatura do aluno ao Programa Ciência sem Fronteiras (CNPq/Capes) para a avaliação final. O resultado da homologação dos candidatos pela UERJ será divulgado na página do DCI.

Importante:

1. A candidatura do estudante da UERJ deve ser realizada na modalidade Adesão, e não por meio de candidaturas individuais.

2. O aluno deverá ler atentamente o edital do CsF, em especial aos requisitos de proficiência na língua estrangeira;

3. O bolsista é responsável pela obtenção do passaporte na Polícia Federal, do visto para país de destino e da tradução de documentos exigidos, se for o caso.

4. O aluno deverá atentar para as possíveis alterações do edital, acessando regularmente o conteúdo na página do Programa;

5. A Capes e o CNPq poderão alterar o calendário o que será informado na página oficial do Programa Ciência sem Fronteiras.

__________________________________________________________________

Dúvidas a respeito das chamadas: 0800 616161, , opção 0, subopção 1.

Dúvidas relacionadas ao CsF na UERJ

SR2/DCI : Rua São Francisco Xavier, 524 sl. T030 – bloco F – Maracanã.