O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.           

 

Nos últimos anos, os países da América Latina e do Caribe alcançaram progressos significativos em matéria de crescimento econômico, de redução do desemprego e da pobreza, assim como na distribuição de renda, mas ainda enfrentam grandes desafios para avançar no caminho do desenvolvimento sustentável.

 A estrutura produtiva da região experimentou uma forte expansão baseada na exploração dos recursos naturais renováveis e não renováveis e na ampliação da demanda por bens e serviços resultante do aumento do rendimento das famílias. No entanto, ainda temos muito a avançar, particularmente no que tange a capacidade de produção de bens manufaturados de maior complexidade tecnológica e a transformação do perfil produtivo da região. Esse é um grande desafio que demanda esforços nacionais e regionais de construção de novas capacidades, com base no conhecimento científico e tecnológico e no fortalecimento da inovação.

Entre os dias 24 e 27 de novembro de 2013, a cidade do Rio de Janeiro sediará a sexta edição do Fórum Mundial de Ciência (FMC), que terá como tema central “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global”.

Nesse contexto, com o objetivo de promover, em nível nacional, uma ampla discussão a respeito do tema, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e as instituições do sistema nacional de CT&I indicadas abaixo, organizarão, nos dias 21 e 22 de novembro, o Seminário Brasil - Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, conforme programa a seguir.

Nessa ocasião, será apresentada uma síntese dos principais resultados dos 7 Encontros Preparatórios ao Fórum Mundial de Ciência 2013, que foram realizados ao longo de 2012 e 2013 em todo o território nacional, bem como uma Declaração da América Latina e do Caribe para o WSF 2013, que lança as bases de um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.

O Seminário contará com a participação de cientistas estrangeiros e brasileiros, jovens pesquisadores, empresários e autoridades do setor, com transmissão ao vivo pela internet. (http://fmc.cgee.org.br)

 

Download - Programação

Profª. Drª. Mônica da Costa Heilbron
DIRETORA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Andréia Batista Vieira
UNIDADE DE PROJETOS E FOMENTO
Patrícia Viana
COORDENADORIA DE INTERCÂMBIO
Profª. Drª Nely Palermo
COORNADORIA DE INTERCÂMBIO
Maria Aparecida Leite Veras
UNIDADE DE INTERCÂMBIO OUTGOING
Rosane Vidal Vargas Leal
UNIDADE DE INTERCÂMBIO INCOMING)
Denise Lima
UNIDADE DE PROGRAMAS ESPECIAIS
Dulce da Consolação Soares
COORDENADORIA ADMINISTRATIVA

Redes de Colaboração