O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.           

 

Estão abertas as inscrições para o Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP) e para o programa Subvenções para o Intercâmbio de Pesquisa Canadá-América Latina e Caribe (LACREG)!


PROGRAMA FUTUROS LÍDERES NAS AMÉRICAS (ELAP) O ELAP contempla bolsas de curta duração (4-6 meses) para estudantes de graduação, mestrado e doutorado em disciplinas que promovam a boa governança, prosperidade, paz, segurança e o desenvolvimento econômico. Essa bolsa visa o aperfeiçoamento dos recursos humanos de uma nova geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que consolida a cooperação entre as instituições brasileiras e canadenses de ensino superior. Lançado em abril de 2009, o programa já contemplou cerca de 500 estudantes brasileiros. Em 2013, foram selecionados 112 novos bolsistas. As bolsas variam entre $7.200 dólares canadenses e $9.700 dólares canadenses e compreendem transporte aéreo, visto para o Canadá, seguro-saúde, livros e equipamentos (exceto computadores) e despesas com moradia. Os alunos de graduação e pós-graduação poderão iniciar seus estudos no Canadá entre 2 de julho de 2014 e 2 de fevereiro de 2015. O ELAP tem ajudado a construir os sonhos de muitos alunos. Leia os testemunhos de dois “ELAPers”: “Participar do Programa foi uma satisfação enorme e uma experiência de vida única, onde pude conhecer pessoas de vários países, o que ajudou muito tanto na troca de culturas e no estabelecimento de colaborações profissionais que perduram até hoje. Ãqueles que pretendem se candidatar só o que tenho a dizer é que vocês não vão se arrepender e quando voltarem serão pessoas diferentes. Boa Sorte a todos." (Nilmar Moretti, Pós-Doutorando no Laboratório de Biologia Molecular de Parasitas, Universidade Federal de São Paulo e Vice-Presidente da Rede Alumni Canadá-Brasil) “Eu me formei em Agronomia pela Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC) e durante meu mestrado em Agroecossistemas tive a oportunidade de fazer parte do ELAP de março a outubro de 2011. Depois dessa visita de curto prazo no Canadá, participando do ELAP, decidi me inscrever e fui aceito na Universidade da Colúmbia Britânica em maio de 2012 como estudante de doutorado. Creio que o ELAP foi fundamental para a minha aceitação no doutorado e no grupo de pesquisa da UBC do qual hoje faço parte.” (Joao Henrique Cardoso Costa, Engenheiro Agrônomo, doutorando, Animal Welfare Program – UBC) O prazo de inscrição encerra-se em 30 de abril de 2014. Para mais informações visite os sites: www.scholarships.gc.ca e http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/highlights-faits/bolsas.aspx?lang=por.

LACREG – SUBVENÇÕES PARA O INTERCÂMBIO DE PESQUISA CANADÁ-AMÉRICA LATINA E CARIBE

O LACREG é administrado pela Associação de Universidades e Faculdades do Canada (AUCC) com o apoio financeiro do Centro de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Internacional (IDRC) desde 1995. O programa visa o fortalecimento das parcerias internacionais e a consolidação das redes emergentes entre os pesquisadores do Canadá, América Latina e Caribe. Até hoje, 301 subvenções de viagem com valor de até 15 mil dólares canadenses foram concedidas por meio das iniciativas de pesquisa colaborativa do programa Canadá, América Latina e Caribe. O prazo de inscrição para a próxima competição encerra-se em 28 de abril de 2014. A expectativa é de que a AUCC conceda de 13 a 15 subvenções. Os resultados serão anunciados em junho de 2014, e os beneficiários terão aproximadamente 18 meses para concluir suas pesquisas. Em 2013, o programa selecionou três projetos brasileiros desenvolvidos em parceria com pesquisadores canadenses. Informações adicionais sobre o LACREG, ELAP e outros programas de bolsas de estudo no Canadá podem ser encontradas no site www.scholarships.gc.ca. Assessoria de Assuntos de Educação Embaixada do Canadá Tel.: (61) 3424-5400 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Assessoria de Imprensa: Embaixada do Canadá Tel.: (61) 3424-5426 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Profª. Drª. Mônica da Costa Heilbron
DIRETORA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL
Andréia Batista Vieira
UNIDADE DE PROJETOS E FOMENTO
Patrícia Viana
COORDENADORIA DE INTERCÂMBIO
Profª. Drª Nely Palermo
COORNADORIA DE INTERCÂMBIO
Maria Aparecida Leite Veras
UNIDADE DE INTERCÂMBIO OUTGOING
Rosane Vidal Vargas Leal
UNIDADE DE INTERCÂMBIO INCOMING)
Denise Lima
UNIDADE DE PROGRAMAS ESPECIAIS
Dulce da Consolação Soares
COORDENADORIA ADMINISTRATIVA

Redes de Colaboração