A UERJ firmou convênio com o Santander para a implantação do Programa de Bolsas Iberoamericanas com o objetivo de fornecer condições para que seus alunos dos cursos de graduação com alto potencial de desenvolvimento possam aprimorar seus estudos em Instituições Estrangeiras de Ensino Superior.

• Será divulgado no site do DCI www.sr2.uerj.br/dci em 21/05/2014 o resultado da seleção dos 05 (cinco) alunos de graduação da UERJ selecionados para realizarem intercâmbio em umas das IES estrangeiras parceiras da UERJ e Santander, com direito a uma bolsa de estudos.

Os alunos selecionados deverão comparecer ao DCI, impreterivelmente, nos dias 22 e 23/05/2014, no horário das 09:00 às 17:00h, para tomar ciência dos Princípios Gerais do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander e assinar o Termo de Adesão de Aluno.

• Intercâmbio de 01 semestre acadêmico.

• Este Programa terá validade referente ao período 2014/2 da UERJ.

• São condições para a participação no Programa SANTANDER de Bolsas IBERO-AMERICANAS de Mobilidade Internacional e recebimento das bolsas concedidas no âmbito do PROGRAMA:

a) Todos os participantes do PROGRAMA serão selecionados pela instituição de ensino superior conveniada ao SANTANDER, mediante critérios estabelecidos pela mencionada Instituição de Ensino Superior, sem qualquer interferência do SANTANDER nesse sentido;

b) O candidato selecionado deverá ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo 5º do Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002), residente e domiciliado no território nacional, brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 (dezoito) anos, e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pelo Santander;

c) O aluno deverá estar regularmente matriculado em qualquer curso de graduação junto à Instituição de Ensino Superior conveniada ao SANTANDER que o indicar, apresentando excelente e comprovado desempenho acadêmico;

d) Apresentar nível de Espanhol correspondente a no mínimo DELE – B1, com comprovação, exceto Portugal;

e) Os alunos bolsistas deverão assumir toda e qualquer despesa necessária para sua participação no PROGRAMA, inclusive aquelas relativas ao transporte, alojamento, seguros saúde e de vida, refeições e tarifas acadêmicas, bem como gastos adicionais incorridos pelos cônjuges, dependentes ou ainda eventuais acompanhantes;

f) O participante do PROGRAMA deverá assinar previamente à utilização da bolsa, Termo de Adesão e concordância às disposições presentes nos Princípios Gerais do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades, declarando que preenche todos os requisitos específicos estabelecidos pela IES brasileira (universidade de origem) e IES estrangeira (universidade hospedeira) para participação no PROGRAMA.

Observações:

1) Caso o aluno desista ou não cumpra o tempo previsto de concessão da bolsa, será necessária a devolução do valor recebido pela bolsa, proporcionalmente àquele valor pelos meses que faltar para o regular término de vigência da bolsa de estudos, apresentando ao Banco Santander S/A (Brasil)  e à UERJ um atestado de matrícula.

2) O aluno deverá alertar para o prazo de validade de seu passaporte, pois sendo contemplado poderá não haver tempo hábil de renovação.

Comissão Avaliadora:

• representante do CBIO: Profa. Eliete Bouskela

• representante do CEH: Profa. Ana Chrystina Venancio Mignot

• representante do CCS: Prof. Octavio Augusto Fontes Tourinho

• representante do CTC: Prof. Luis Antonio Campinho Pereira da Mota

• representante do DCI: Profa. Nely Palermo

4 Bolsas Livres

e 1 bolsa de mérito

CBIO

CEH

CCS

CTC

A bolsa de mérito será distribuída para a unidade com mais estudantes inscritos.

Cronograma:

Resultado dos alunos selecionados

21/05/2014

Comparecimento dos alunos selecionados ao DCI (assinatura do termo de adesão e entrega de documentos

22 e 23/05/2014

Rio de Janeiro, 11 de março de 2014.

Rua São Francisco Xavier, 524 – sala T 030/F  Maracanã  20550-900  Rio de Janeiro – RJ