BPC 2024
(Atualizado em 13/06/2024)
BPC 2023
(Atualizado em 21/12/2023)
Bolsistas do CNPq
(consulta direta do CNPq)
Bolsistas Faperj

Ordem de Serviço PR-2 N.º 001, de 18/03/2021, que regulamenta a concessão de carga horária em pesquisa na UERJ

Anualmente, o DEPESQ realiza a coleta da produção docente através das informações que constam no Currículo Lattes do CNPq. A partir do banco de dados constituído por essa coleta, elabora-se o Relatório de Carga Horária de Pesquisa e publica-se o Banco de Produção Científica – BPC.

A publicação do Banco de Produção Científica–BPC possibilita a identificação da capacidade de pesquisa científica e tecnológica instalada e o potencial da Universidade, demonstrado pelo processo de produção e divulgação do conhecimento nas diferentes áreas do saber. A análise dos dados declarados contribui para o processo institucional de acompanhamento, avaliação e planejamento das atividades de C&T desenvolvidas na UERJ.

A coleta considera os três últimos anos de produção dos servidores docentes, admitindo o caráter processual e dinâmico da produção acadêmica.

Atualmente, devido à importação automática da base do CNPq, o sistema de coleta atinge todos os docentes possuidores de currículo Lattes. Desta forma, a possibilidade de avaliação da produção da UERJ aperfeiçoou-se e tornou-se mais fidedigna.

O resultado da avaliação do BPC é utilizado para concessão de carga horária máxima em pesquisa e para credenciamento como líder de grupo de pesquisa, além de ser critério para outros programas da PR-2

Observações:
1) a captura é feita diretamente do CNPq, sem a necessidade de intermediação dos docentes;
2) as atualizações de currículo devem ser feitas utilizando a plataforma Lattes, através do site do CNPq (www.cnpq.br);
3) para que seja possível a captura do currículo é necessário que a UERJ esteja declarada em Atuação Profissional, no grupo Atuação do Currículo Lattes;
4) os códigos de ISSN das produções “Artigo completo publicado em periódico” devem ser inseridos corretamente porque é feito cruzamento de informações com o Qualis/Capes;
5) os campos “ISBN” e “Nome da editora” das produções “Livro publicado” e “Capítulo de livro publicado” devem ser inseridos corretamente para que essas informações possam ser capturadas adequadamente.
6 ) o campo “projetos de pesquisa” também deve ser preenchido.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato pelo email depesq@sr2.uerj.br.


Acesse o Webqualis: http://qualis.capes.gov.br/


Atualizado em 17/04/2024