Grupos de Pesquisa

Censo 2016


O CNPq realizará no próximo dia 28/10/2016 o Censo 2016 do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil.

Novos líderes:
As solicitações de credenciamento de novos líderes ou mudanças de liderança devem ser enviadas para o Depesq, pelo email depesq@sr2.uerj.br, até o dia 10/10/2016.
O novo líder deve ter pelo menos três anos de doutorado, resultado de BPC igual a 20hs de carga horária de pesquisa e ser orientador de mestrado ou doutorado.

Grupos de Pesquisa:
A inclusão de novos grupos e a atualização das informações dos grupos já existentes devem ser feitas pelos respectivos líderes até o dia 17/10/2016.

Certificação de Grupos de Pesquisa:
No período de 18 a 28/10/2016, a SR-2 irá analisar a formação de cada grupo e certificar aqueles que forem aprovados.
O grupo de pesquisa deverá possuir, pelo menos, um segundo membro pesquisador com doutorado e ter estudantes cadastrados.

Somente serão incluídos no Censo 2016 os grupos que estiverem atualizados e certificados no dia 28/10/2016. Grupos que estejam na situação “não atualizado” ou “em preenchimento” não participam do censo.

Grupos na situação "Não atualizado"
Um grupo que permanece mais de 12 meses sem atualizações perde a validade, passando para a condição de "não-atualizado".

Grupos na situação "Em preenchimento"
Sempre que concluir alguma atualização ou cadastro de um novo grupo, o líder deve acionar a opção de "Enviar ao CNPq", do contrário o grupo ficará na situação "Em preenchimento". Um grupo novo não enviado ao CNPq não fica disponível para certificação pelo Dirigente de pesquisa.

Para garantir um censo completo e de qualidade, é importante que todos os grupos estejam com as informações atualizadas. Isto significa excluir grupos inativos, cadastrar novos grupos, excluir pesquisadores ou estudantes que não fazem parte do grupo, incluir novos participantes, atualizar linhas de pesquisa e instituições parceiras.

Além da revisão dos dados, é necessário que todos os pesquisadores, estudantes e técnicos participantes dos grupos de pesquisa estejam com o Currículo Lattes - de onde são extraídas diversas informações, inclusive a formação acadêmica e a produção científica e tecnológica - atualizado. O objetivo do Censo 2016 é retratar da melhor forma possível às atividades de pesquisa das instituições participantes.

Todo o processo de atualização, criação e exclusão de grupos é feito pelo portal do DGP: http://dgp.cnpq.br/dgp/. O acesso dos participantes do DGP (Dirigentes, Líderes, Pesquisadores, Estudantes e Técnicos) é feito mediante CPF e Senha CNPq (a mesma do CV Lattes).

Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato pelo e-mail depesq@sr2.uerj.br ou pelo telefone 2334-0736 ou 2334-0061.

Disponibilizado em 22/09/2016. Atualizado em 22/09/2016.