PROCIÊNCIA

ROTEIRO E ORIENTAÇÃO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO-PROCIÊNCIA 2014

Este roteiro foi elaborado visando facilitar o preenchimento on-line do relatório de procientistas que submeteram a candidatura ao processo seletivo do Prociência de 2014.

Os textos devem ser elaborados em editores de texto de sua preferência para serem transferidos no momento do preenchimento do relatório. Isso minimizará possíveis problemas tais como: perda de dados devido à queda da rede ou encerramento da seção.

O preenchimento do relatório deverá ser realizado de forma seqüencial e conterá 14 (quatorze) passos. Isso foi feito para garantir que a/o candidata/o não esqueça de fornecer as informações que serão consideradas quando da análise das atividades como procientista, durante o período da bolsa. Entretanto, o preenchimento mesmo que parcial, de todas as etapas permitirá a/o candidata/o que as modificações necessárias possam ser feitas até o encerramento das inscrições, de forma aleatória. Isto quer dizer que a/o candidata/o poderá modificar qualquer informação dentro de cada passo do relatório.


1. DADOS DO CANDIDATO:
• As informações como nome, matrícula e e-mail serão fornecidas pelo sistema.
• Os números de telefone deverão ser verificados e modificados, caso necessário.
• Telefone UERJ
• Telefone Residencial
• Telefone Celular

2. PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PROJETO:
• Os objetivos referem-se àqueles constantes no projeto aprovado no Prociência 2011. Caso tenham sidos necessários ajustes ou mudanças desses objetivos a/o candidata/o deverá justificar.
• O texto de cada objetivo poderá conter até 2.500 caracteres, incluídos os espaços em branco.
• Após a digitação ou a colagem do texto, clicar em <adicionar objetivos>.
• O objetivo aparecerá no quadro “LISTA DE OBJETIVOS”.
• Os objetivos poderão ser excluídos clicando no ícone do referido quadro.
• A/O candidata/o deverá proceder conforme orientação disponível no sistema.

3. PRINCIPAIS ETAPAS:

• Deverão ser fornecidas as atividades executadas no período visando ao alcance dos objetivos.
• As etapas referem-se àquelas constantes no cronograma de execução do projeto aprovado no Prociência 2011. Caso tenham sidos necessários ajustes ou mudanças nas etapas em relação ao cronograma de execução, as mesmas deverão ser justificadas.
• O texto de cada etapa poderá conter até 5.000 caracteres, incluídos os espaços em branco.
• Após a digitação ou a colagem do texto, clicar em <adicionar etapa>.
• O objetivo aparecerá no quadro “LISTA DE ETAPAS”.
• As etapas poderão ser excluídas clicando no ícone do referido quadro.
• A/O candidata/o deverá proceder conforme orientação disponível no sistema.


4. PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS.
• Apresentação e discussão sucinta dos principais resultados obtidos, deixando claro o avanço teórico, experimental ou prático obtido pela pesquisa.
• Não haverá limites de caracteres. Todavia, será considerada a clareza e objetividade da discussão.
• A/O candidata/o poderá anexar arquivo em PDF com gráficos e imagens de resultados obtidos, caso considere essas informações imprescindíveis para a análise do relatório.
• Só serão permitidos arquivos no formato PDF com até 5Mb.

5. PRINCIPAIS FATORES QUE IMPACTARAM NA EXECUÇÃO DO PROJETO.
• Apresentação fundamentada dos principais fatores com efeitos POSITIVOS e NEGATIVOS para a execução do projeto.
• O texto de cada fator poderá conter até 250 caracteres, incluídos os espaços em branco.
• A/O candidata/o deverá indicar se o fator foi positivo ou negativo.
• Após a digitação ou a colagem do texto, clicar em <adicionar fator>.
• O fator aparecerá no quadro “LISTA DE FATORES”.
• Os fatores poderão ser excluídos clicando no ícone do referido quadro.
• A/O candidata/o deverá proceder conforme orientação disponível no sistema.


6. FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA GRADUAÇÃO.
• Informar as disciplinas ministradas no período de vigência da bolsa do Prociência 2011.
• A/O candidata/o poderá clicar no ícone ao lado para escolher uma disciplina dentre a lista pré-estabelecida no sistema ou digitar o código da disciplina ministrada.
• Caso não consiga encontrar a informação sobre a disciplina ministrada, a/o candidata/o deverá incluí-la no item (passo) 14.

7. FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA PÓS-GRADUAÇÃO
• Informar as disciplinas ministradas no período de vigência da bolsa do Prociência 2011.
• A/O candidata/o poderá clicar no ícone ao lado para escolher uma disciplina dentre a lista pré-estabelecida no sistema ou digitar o código da disciplina ministrada.
• Caso não consiga encontrar a informação sobre a disciplina ministrada, a/o candidata/o deverá incluí-la no item (passo) 14.


8. FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A PESQUISA
• A/O candidata/o deverá clicar em <cadastrar orientando>.
• Deverá ser digitado os seguintes dados do orientando: nome, matrícula e curso.
• Selecionar uma das categorias relativas ao orientando, informando o período de início e fim da atividade de orientação (Iniciação Científica; Monografia; Mestrado; Doutorado; Monitoria; Estágio Interno Complementar; Estágio Externo).
• Deverá ser informado se o orientando foi bolsista ou não das agências de fomento.
• Ao final da informação sobre cada orientando ou orientado, a/o candidata/o deverá clicar em <adicionar este orientando ao quadro de orientandos>.
• Os orientandos/orientados poderão ser excluídos clicando no ícone do referido quadro.

9. FORMAS DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA
• A/O candidata/o deverá clicar em <cadastrar apoio>.
• Digitar o título do projeto aprovado no edital da agência de fomento.
• Deverá ser informado se foi coordenador ou participante do projeto.
• Deverá ser informada a agência de fomento ou a instituição conforme a lista fornecida pelo Sistema (CNPq, CAPES, FAPERJ, FINEP, Instituição Privada, Estatal, Internacional, Secretaria de Governo ou outros).
• Ao escolher uma das opções acima, deverá ser informado: ( o Edital, o Ano do Edital, o Valor Recebido e o Tipo). Quanto ao Tipo deverá ser selecionada a forma preponderante de apoio (Pesquisa, Infra-estrutura, Rede/Instituto Virtual, Organização de Eventos, Editoração, Reunião Científica).
• Ao final a/o candidata/o deverá clicar em <adicionar esta forma de apoio ao quadro>.
• As formas de apoio poderão ser excluídas clicando no ícone do QUADRO DE APOIO.


10. COLABORAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS.
• Informar as colaborações nacionais e internacionais efetivamente ocorridas em função do projeto do Prociência, como, convênios, pesquisadores, visitantes, ocorridos durante a vigência da bolsa Prociência 2011.
• A/O candidata/o deverá clicar em <cadastrar colaboração>.
• No quadro “CADASTRO DE COLABORAÇÃO”, deverão ser digitados os seguintes dados: Nome, Especialidade, Instituição, País, Tipo de Colaboração.
• Ao final a/o candidata/o deverá clicar em <adicionar esta forma de colaboração ao quadro>.
• As colaborações poderão ser excluídas clicando no ícone do QUADRO DE COLABORAÇÕES.


11. TRABALHOS PUBLICADOS.
• Informar os trabalhos publicados e/ou aceitos para publicação no período da bolsa Prociência 2011, relacionados com o projeto em pauta.
• Não haverá limites de caracteres.
• Ao final a/o candidata/o deverá clicar em <salvar modificações>.


12. PATENTE OU REGISTRO DE INVENÇÃO OU TÉCNICA.
• Informar o título da patente em análise ou já concedida, se a patente é nacional, internacional ou "joint ventures" e outros dados adequados.
• Não haverá limites de caracteres.
• Ao final a/o candidata/o deverá clicar em <salvar modificações>.

13. INFORME OUTRAS ATIVIDADES CIENTÍFICAS/ADMINISTRATIVAS.
• Informar outras atividades científicas/administrativas que julgar pertinentes no período da bolsa e que não tenham sido informadas na etapa 9 do relatório: organização de ou participação em eventos científicos, consultorias, assessorias a órgãos de fomento ou a outras instituições, participação em colegiados, bancas de mestrado, doutorado ou concursos públicos.
• Poderão ser informadas as premiações científicas obtidas em função do desenvolvimento da pesquisa (título do prêmio, quem outorgou, data, local); honrarias acadêmicas.
• Não haverá limites de caracteres.
• Ao final a/o candidata/o deverá clicar em <salvar modificações>.

14. OUTRAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO
• O texto deverá conter até 10.000 caracteres, incluídos os espaços em branco.
• Ao final a/o candidata/o deverá clicar em <salvar modificações>.