Projeto de Internacionalização da Pós-graduação e da Pesquisa na UERJ

Programa CAPES PrInt-UERJ  

A UERJ é uma das 36 IES contempladas no  Programa Institucional de Internacionalização – Capes PrInt. Nossa proposta envolveu 18 Programas de Pós-graduação Stricto sensu com conceitos 5, 6 e 7, abrangendo 30 Projetos, distribuídos em sete grandes Temas, totalizando recursos na ordem de R$ 22.536.297,00, para pagamento de bolsas, auxílios, manutenção dos projetos.

A inclusão da UERJ nesse Programa é um reconhecimento do elevado grau de internacionalização de nossos Programas de Pós-graduação e do acerto dos investimentos realizados.

Os Temas definidos pela UERJ abrangem áreas nas quais nos destacamos e estrategicamente alinhadas às políticas de desenvolvimento científico, tecnológico e social do Estado e do País.

A preparação do projeto institucional foi coordenado por equipe da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa em conjunto com pesquisadores integrantes do Conselho Consultivo da SR-2, que formam Grupo Gestor designado para tal fim e que acompanhará o desenvolvimento dos projetos aprovados. O Comitê Gestor conta também com integrantes de Instituições estrangeiras parceiras.

Os Projetos foram propostos pelos Programas de Pós-graduação a partir dos sete Temas propostos pela SR-2, que levou em conta nossa expertise.

Objetivos: fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização em áreas do conhecimento priorizadas; estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação; promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes da UERJ para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e Integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

Universidade avança na internacionalização | Uerj em Pauta

Primeiro evento do Capes-PrInt UERJ com equipe DRI/CAPES.

 Assista o evento aqui.

   


 

Tema 1

Tema 2

Tema 3

 Cultura e Teoria Social: Focalizando Direito, Trabalho e Subjetividade

Educação no Mundo Contemporâneo Saúde: Controle de Doenças e Ações

Tema 4

Tema 5

Tema 6

Teoria Política, História e Redes de Poder

Ciências Exatas e Engenharias: Teoria, Experimentação, Modelagem Computacional e Aplicações Políticas Públicas e Teoria Social

Tema 7

Meio Ambiente: Formação, Análise de Impacto Ambiental e Novas Tecnologias em Busca da Sustentabilidade e Questões Sócio-Ambientais