IMS participa de reunião sobre liderança e gestão de recursos humanos em saúde na Cidade do Cabo
Flaviano Quaresma 12 de fevereiro de 2020
O Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), representado pelo pesquisador e professor Mario Dal Poz e a médica Adriana Aguiar, participou do grupo coordenador do consórcio para o desenvolvimento de currículo e material didático para a formação sobre liderança e gestão de recursos humanos em saúde para a Organização Mundial de Saúde (OMS), que se reuniu na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2020.
Durante a reunião, foram revisados os planos do curso de mestrado e dos dois outros cursos curtos, conforme solicitação do Departamento da Força de Trabalho em Saúde da OMS, em Genebra.
A “Estratégia Global de Recursos Humanos para a Saúde” da OMS: Workforce 2030″ fornece opções políticas e recomendações para países em todos os níveis de desenvolvimento sócio-econômico para enfrentar os desafios da força de trabalho da saúde (HWF), no sentido de alcançar a cobertura universal da saúde (UHC).
Tradicionalmente, o desenvolvimento da força de trabalho em saúde tem se concentrado na determinação das necessidades dos trabalhadores da saúde para atender às necessidades da população e tem ignorado amplamente a dinâmica do mercado de trabalho da saúde. Entretanto, ambas as questões desempenham um papel fundamental na determinação de abordagens de liderança para desenvolver políticas eficazes para otimizar a oferta de trabalhadores de saúde, assim como fortalecer seu recrutamento, implantação, retenção e desempenho.
Para apoiar este processo, o consórcio está desenvolvendo os cursos abordando a liderança dos recursos humanos em saúde a partir da perspectiva de diferentes componentes do mercado de trabalho em saúde, incluindo as forças motrizes que afetam a oferta e a demanda da força de trabalho, tanto dentro dos países, como globalmente.
Na foto vemos os membros do consórcio que participaram da reunião: Professor Mario Dal Poz e Dra. Adriana Aguiar do Instituto de Medicina Social da UERJ, Prof. Paulo Ferrinho e Profa. Catia Guerreiro, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova Lisboa, Portugal; Profa. Uta Lehmann, Diretora da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Western Cape, África do Sul; e Prof. Zoltán Cserháti, do Centro de Formação de Gestão de Serviços de Saúde da Semmelweis University (SU), da Hungria.