Coordenação: Profª Maria da Conceição Silva Soares

Os grupos de pesquisa envolvidos neste projeto do Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd/Uerj e do PPG em Processos Formativos da FFP trabalham há muitos anos visando compreender as relações e a tessitura de conhecimentossignificações em múltiplas redes educativas que são formadas nos cotidianos humanos e nas quais todos nós nos formamos. Essas redes são entendidas como de práticasteorias e são assim enunciadas: a da formação acadêmica; a das ações pedagógicas cotidianas; a das políticas de governo; a das ações coletivas dos movimentos sociais; a da criação e “uso” das artes; a das pesquisas em educação; a de produção e ‘usos’ de mídias; a das vivências nas cidades, no campo e à beira das estradas. Os processos culturais e educativos nestas redes constituem preocupações comuns do grupo e se desenvolvem com diversificados usos e criação de imagens: fotografias, vídeos, filmes e inúmeros outros recursos áudio- visuais, em ações presenciais e online. Estes projetos mantêm relações com diversos grupos no exterior com: A) Cirnef (Centre Interdisciplinaire de Recherche Normand em Éducation et Formation) desde 1997; B) Universidade do Porto, na temática de gêneros e sexualidades; C) Universidade Aberta de Lisboa, sobre educação online; D) Universidade do Minho, sobre infância e múltiplas culturas; E) Universidad de Buenos Aires; E) Universidad de La Plata; F) Universidad de La República do Uruguay, em torno de questões da cultura juvenil, cultura urbana e imagens; G) CINVESTAV - Centro de Investigación y Estudos Avanzados del Instituto Politécnico Nacional - Sector Investigaciones educativas. Com estas instituições são desenvolvidas inúmeras relações: mobilidades de estudantes e professores; publicações em coautoria; participação em congressos realizados nos diversos países. 

Para mais informações, acesse: https://www.capesprintuerj-cotidianos.com/