Coordenação: Profª Alice Casimiro Lopes

O tema Políticas de Currículo articula a linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd), que lidera este projeto. Por política de currículo, está-se compreendendo o processo de significação que ocorre no campo — o pensamento curricular –, assim como nas políticas públicas em currículo. No eixo pensamento curricular, são importantes os estudos transnacionais de temas específicos do campo, assim como pesquisas em que se busca compreender como se dá a internacionalização do campo. Em relação às políticas públicas, num mundo cada vez mais global, ganham destaque tanto as interconexões e atravessamentos entre nações, como as diferenças e inflexões. O tema currículo é, hoje na educação, um dos mais relevantes, na medida em que se acirram os mecanismos de controle da representação. Nesse sentido, a investigação das políticas de currículo adquire internacionalmente o contorno da pesquisa de lutas políticas pela significação do que vem a ser currículo e pela disputa na representação do outro. Os projetos aqui articulados focalizam diferentes questões dessas políticas, mantendo intercâmbios constantes há vários anos com grupos de pesquisa dos Estados Unidos (Columbia University, Montclair State University, New York City University), Canadá (University of British Columbia, University of Ottawa), Portugal (Universidade do Porto, Universidade de Lisboa), Argentina (Universidad de Buenos Aires, Universidad de La Plata, Universidad Nacional de Rosário), Reino Unido (EssexUniversity), México (Universidade Nacional Autónoma do México, Instituto Superior de Ciencias de La Educación del Estado de México, Universidad Autónoma Metropolitana- Cuajimalpa), Colômbia (Universidad Distrital Francisco José Caldas), África do Sul (Stellenbosch University), China (Normal East University), Chile (Pontifícia Universidad Católica de Chile, Universidad de Chile), Bolívia (Universidad para la Investigación Estratégica), Moçambique (Essex University), Austrália (Charles Sturt University) e Finlândia (Abo Akademi University). 

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