Coordenação: Profª Clara Maria de Oliveira Araújo

Novas legislações relativas à violência de gênero foram introduzidas em muitos países, como a nova Lei do Feminicídio, que define o homicídio de mulheres motivado por seu gênero. Vários programas de prevenção e campanhas de consciência pública foram lançados. O objetivo foi converter a violência de gênero de uma questão privada para uma questão pública, de modo que toda a sociedade e grandes órgãos assumam sua responsabilidade em preveni-la. A despeito de tal movimentação, os níveis de violência de gênero permanecem crescentes em todo o mundo e pouco é conhecido sobre como e em que medida as campanhas auxiliaram a modificar atitudes e comportamentos na direção desejada. Este projeto comparativo busca aprofundar o nosso conhecimento das características de tais campanhas de prevenção da violência de gênero em vários países, de forma a refletir acerca de possíveis melhorias nas mesmas. O PPCIS- Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais tem uma tradição de estudos aplicados e de políticas públicas em várias áreas, particularmente em violência e gênero que se situam em duas linhas de pesquisa do Programa: A) Violência, Cidadania e Políticas Públicas; B) Família, Gênero e Gerações. A similaridade cultural entre os programas de prevenção da violência de gênero na Espanha, em Portugal, na Colômbia e no Brasil levaram a uma cooperação entre estudos de gênero e violência no nosso Programa. Este estudo se destina a analisar campanhas de prevenção da violência de gênero lançadas por organizações públicas e privadas no Brasil entre 2000 e 2017. Uma análise de conteúdo das campanhas será realizada para avaliar os resultados alcançados e otimizar o impacto de futuras campanhas. Uma análise denotativa e conotativa será feita para verificar diferentes hipóteses sobre os propósitos comunicativos dos anunciantes, o tipo de prevenção (primário, secundário ou terciário) que as campanhas propõem, o público a quem são dirigidas e o significado das mensagens. A análise contará com a data da campanha e as três estruturas em que a amostra será dividida: A) Organizações Públicas (Federação, estados e municípios); B) Partidos Políticos e Sindicatos e C) organizações de mulheres e outras ONGs. Os resultados compararão as campanhas em Espanha, Portugal e Colômbia, incluindo: PROGRAMA DE MAESTRÍA EN PSICOLOGÍA SOCIAL – UNIVERSIDAD COMPLUTENSE DE MADRID; PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM PSICOLOGIA - UNIVERSIDADE DE COIMBRA E DE LISBOA; DOCTORADO EN CIENCIAS SOCIALES, NIÑEZ Y JUVENTUD. - UNIVERSIDAD DE MANIZALES Y CINDE.

Para mais informações, acesse:  http://ppcis.com.br/intercambio/capes-print/?lang=en