Coordenação: Profª Sheila Cabo Geraldo

O tema abordado se justifica diante de um cenário global marcado por uma ampla discussão teórica e pública sobre o legado colonial, o pós-colonialismo e a decolonialidade do poder e do conhecimento. As pesquisas que envolvem professores brasileiros (Uerj), da Argentina (UBA e Universidade Nacional de San Martín), do México (UNAN) e dos Estados Unidos (UC/Berkeley) tem como eixo principal uma abordagem transdisciplinar e um engajamento teórico que busca questionar o avanço de políticas conservadoras e denunciar o epistemicidio do conhecimento que se reflete nas epistemes das universidades ocidentalizados do sul, que reproduzem estruturas dominantes do conhecimento fundadas em narrativas históricas eurocêntricas, que provocaram, entre outras consequências, um racismo/sexismo epistêmico. Ao propor a escritura de geopoéticas e novas epistemes o projeto inscreve as relações da arte e da cultura na contemporaneidade, desvelando sua potência estética e política. O PPG em Artes da Uerj, é formado por professores de linhas de pesquisa distintas que possuem interesses em comum a respeito das relações entre arte, cultura e política, principalmente no que diz respeito a temas como os estudos pós-coloniais e da decolonialidade do poder, as relações étnico-raciais e a diáspora africana, por meio de abordagens transdisciplinares que abarcam diálogos com a antropologia, a história e o ensino da arte. Como já mencionado, o projeto reúne professores da Uerj, da Argentina (UBA e Universidade Nacional de San Martín), do México (UNAN) e dos Estados Unidos (UC/Berkeley) com o objetivo de inscrever geopoéticas e novas epistemes que buscam uma visada sobre as relações da arte e da cultura na contemporaneidade de uma perspectiva póscolonial, em diálogo com a crítica dos estudos da decolonialidade do poder ao epistemicidio provocado pelo legado colonial nas universidades ocidentalizadas. O principal desafio do projeto é entender as experiências da arte neste campo de disputa, conflitos e negociações. Com pesquisas na História do Direito Brasileiro e, em especial, na História das Constituições brasileira, com metodologias sociológicas, filosóficas e também históricas, o programa pretende contribuir para uma crítica do Direito atual, das Instituições de Justiça e das Interpretações da Constituição. O projeto pretende investigar metodologias e soluções de outros países, para, pensando a realidade brasileira - e as pesquisas que aqui já existem - apresentar soluções criativas e críticas aos desafios do direito e das suas Instituições no Brasil. O fortalecimento das atividades de internacionalização já praticadas não tira o foco do estabelecimento de novas estratégias de internacionalização. O PPG em Direito busca suprir lacunas em termos de desenvolvimento e monitoramento das ações de internacionalização definidas, buscando entender o impacto sobre o desempenho das estratégias adotadas. O rompimento das fronteiras, então costumeiramente pensadas internamente na comunidade jurídica, proporciona o contato com sistemas de diferentes países, levando a consciência global de carga axiológica e de cidadania dos integrantes da Instituição de ensino. O fomento é fundamental para o engajamento do Programa em suas políticas ativas de enraizamento ações internacionais. O programa, com base em suas necessidades e particularidades, estabelece plano de otimização do acesso ao conhecimento global. São assim estabelecidas relações com EUA, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Luxemburgo, Argentina e Portugal, por meio de convênios com as seguintes Universidades: UNIVERSIDADE NOVA DA LISBOA, ACADEMIA DE DIREITO INTERNACIONAL DE HAIA, VIRGINIA UNIVERSITY, UNIVERSITÉ TOULOUSE, UNIVERSITÉ LYON, UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES, UNIVERSIDAD NACIONAL DEL LITORAL, UNIVERSITÉ PARIS NANTERRE (PARIS 10), FRIEDRICH-SCHILLER- UNIVERSITÄT JENA, MAX-PLANCK-INSTITUT FÜR EUROPÄISCHE RECHTSGESCHICHTE (FRANKFURT), MAX- PLANCK HAMBURGO, MAX-PLANCK LUXEMBURGO, UNIVERSITY OF CONNECTICUT, SCHOOL OF LAW HARVARD, KENNEDY SCHOOL, UNIVERSIDADE DE YALE, NORTHEASTEARN UNIVERSITY BOSTON, UNIVERSIDADE DE BORDEAUX, UNIVERSIDADE DE PARIS 8, UNIVERSIDADE MAASTRICHT, CONSEJO SUPERIOR DE INVESTIGACIONES CIENTIFICAS, UNIVERSITÄT HAMBURG, UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI FIRENZE, MAX-PLANCKINSTITUT FÜR EUROPÄISCHE RECHTSGESCHICHTE (FRANKFURT). 

Para mais informações, acesse:
http://pospsi.com.br/sobre-o-capes-print-no-ppgps
http://www.geopoeticascapesprint.uerj.br/sobre.html