Diretoria de Comunicação da UERJ

O reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professor Ruy Garcia Marques, recebeu uma comissão de representantes de universidades estrangeiras em continuidade ao programa de mobilidade internacional. O professor espanhol Pedro Arcos, da Universidade de Oviedo e a vice-reitora da Universidade de Nicósia, no Chipre, professora Edna Yamasaku Patrikiou, falaram sobre as possibilidades de uma parceria com a UERJ, com assinatura de um acordo bilateral.

O professor Antônio Silva Neto, do Instituto Politécnico (IPRJ), articula novas possibilidades de parcerias de cooperação internacional, para criação de um programa de doutorado entre as três universidades e de um mestrado em Gestão de Engenharia em Desastres. “A mobilidade internacional será o destino para as universidades que querem permanecer entre as melhores do mundo”, avalia o professor espanhol Pedro Arcos.

A Diretoria de Cooperação Internacional está empenhada em aumentar o número de alunos que fazem intercâmbio. Existe um processo de seleção aberto e outros quatro editais previstos até o fim de abril. Apenas da graduação, 50 alunos estão estudando na Europa, especialmente em universidades da França, Espanha, Portugal e Alemanha. Na UERJ, existem 17 estudantes estrangeiros, também de graduação, fazendo intercâmbio.

Também participaram da recepção ao grupo de professores estrangeiros, o professor Egberto Gaspar de Moura, sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa; a professora Cristina Russi, da Diretoria de Cooperação Internacional; o professor Francisco Dourado, da Faculdade de Geologia; professores Mário Teles Neves e Claudio Henrique da Costa, da Faculdade de Ciências Médicas; Katia Cardoso, da Faculdade de Odontologia; Renata Rocha do Cetreina, entre outros.