Relato da doutoranda em Educação, Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, contemplada com bolsa de Doutorado Sanduíche, no âmbito do Programa Capes PrInt-Uerj, para estágio na Università di Padava Itália, de abril a setembro de 2019.

“No marco do Projeto Capes PrInt-Uerj “Filosofia na infância da vida escolar”, do tema Educação no mundo contemporâneo, do Programa de Pós-graduação em Educação (Proped/Uerj), vim à Universidade de Padova, localizada na região do Vêneto, na Itália, para desenvolver meus estudos de doutorado. O Departamento ao qual estou vinculada, FISPPA – Filosofia, Sociologia Pedagogia e Psicologia Applicata, possui diversas frentes de trabalho, mas tenho acompanhado diretamente à Professora Marina Santi, minha co-orientadora nessa bolsa de estudos, que desenvolve pesquisas sobre filosofia para crianças, inclusão, jazz e filosofia e educação filosófica.

Nesse primeiro trimestre, estive cursando o curso de Parlato Italiano oferecido pela Universidade, o Corso di alta formazionePhilosophy for children: costruirecomunita’ diricerca a scuola e in altricontestieducativi e alguns cursos do programa de doutorado do FISPPA. Também nesse trimestre, fiz parte do comitê organizador do evento Jazz Day, que ocorreu nos dias 29 e 30 de abril de 2019. Durante todo esse período, ainda, estive desenvolvendo, semanalmente, uma pesquisa em uma escola de educação infantil, intitulada Fornasari e conhecida pelo seu trabalho com crianças imigrantes. Paralelamente, tenho articulado minhas participações na universidade e na escola com a escrita da minha tese.

Para o próximo trimestre, conforme acordado com a minha co-orientadora, com anuência do meu orientador, Walter Kohan, tenho planejado o aprofundamento da pesquisa da tese, de modo a desenvolver os conceitos que tenho trabalhado. Ademais, tendo sido aprovado meu artigo, participarei do evento ReclaimingStudyPractice, da Universidade de Leuven, organizado pelo professor Jan Masschelein, um dos autores com os quais dialogo na minha pesquisa. Ainda nesse próximo trimestre, fruto do tempo em que tenho estado aqui em Padova com a bolsa Capes-Print, está prevista a publicação de um artigo meu no periódico colombiano internacional Praxis& Saber.”

Pallazo Bo, sede da Universitádi Padova

Em 24 de julho de 2019.