A Professora Ana Inês Cardoso de Melo, docente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e integrante da equipe do Projeto PrInt-Uerj “Trabalho e Questão social”,  desde maio de 2019 está no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), em Coimbra, Portugal, desenvolvendo atividades de pesquisa. “A estada aqui tem sido bastante proveitosa, sendo que fui muito bem recebida e acolhida pela docente e pesquisadora Profa. Dra. Alcina Martins. O Instituto Superior Miguel Torga é uma instituição que já conta com 80 anos, tendo recebido, na área de Serviço Social, vários(as) pesquisadores(as) do Brasil, seja para doutorado-sanduíche, seja para pós-doutoramento. As parcerias com a Faculdade de Serviço Social/UERJ também vêm se dando tanto nesta questão da formação/capacitação docente, quanto envolvem projetos integrados de pesquisa, entre outras atividades ao longo do tempo. Sua localização em Coimbra, Portugal, partilha uma relação estratégica com a Universidade de Coimbra, com larga e longa tradição acadêmico-científica, o que marca e demarca significativamente a vida da cidade. Estou fazendo um estudo de revisão da produção acadêmico-científica, de Portugal, sobre o tema da "saúde dos trabalhadores" - todo o levantamento já foi realizado e agora estou no momento de classificação do material produzido, tendo escolhido como critérios de inclusão: ser de autores com filiação em instituições de Portugal e/ou versarem sobre a realidade portuguesa. Este material, após sua análise, resultará em artigo escrito por mim e minha supervisora aqui - Profa. Alcina Martins - ISMT-Coimbra/PT”.

Seminário realizado em 07/06/2019 - Professoras Ana Inês (Uerj) e Alcina Martins(ISMT).