Coordenação: Daniel Nunes Pêcego

Com pesquisas na História do Direito Brasileiro e, em especial, na História das Constituições brasileira, com metodologias sociológicas, filosóficas e também históricas, o programa pretende contribuir para uma crítica do Direito atual, das Instituições de Justiça e das Interpretações da Constituição. O projeto pretende investigar metodologias e soluções de outros países, para, pensando a realidade brasileira - e as pesquisas que aqui já existem - apresentar soluções criativas e críticas aos desafios do direito e das suas Instituições no Brasil. O fortalecimento das atividades de internacionalização já praticadas não tira o foco do estabelecimento de novas estratégias de internacionalização. O PPG em Direito busca suprir lacunas em termos de desenvolvimento e monitoramento das ações de internacionalização definidas, buscando entender o impacto sobre o desempenho das estratégias adotadas. O rompimento das fronteiras, então costumeiramente pensadas internamente na comunidade jurídica, proporciona o contato com sistemas de diferentes países, levando a consciência global de carga axiológica e de cidadania dos integrantes da Instituição de ensino. O fomento é fundamental para o engajamento do Programa em suas políticas ativas de enraizamento ações internacionais. O programa, com base em suas necessidades e particularidades, estabelece plano de otimização do acesso ao conhecimento global. São assim estabelecidas relações com EUA, França, Alemanha, Itália, Espanha, Holanda, Luxemburgo, Argentina e Portugal, por meio de convênios com as seguintes Universidades: UNIVERSIDADE NOVA DA LISBOA, ACADEMIA DE DIREITO INTERNACIONAL DE HAIA, VIRGINIA UNIVERSITY, UNIVERSITÉ TOULOUSE, UNIVERSITÉ LYON, UNIVERSIDADE DE BUENOS AIRES, UNIVERSIDAD NACIONAL DEL LITORAL, UNIVERSITÉ PARIS NANTERRE (PARIS 10), FRIEDRICH-SCHILLER-UNIVERSITÄT JENA, MAX-PLANCK-INSTITUT FÜR EUROPÄISCHE RECHTSGESCHICHTE (FRANKFURT), MAX-PLANCK HAMBURGO, MAX-PLANCK LUXEMBURGO, UNIVERSITY OF CONNECTICUT, SCHOOL OF LAW HARVARD, KENNEDY SCHOOL, UNIVERSIDADE DE YALE, NORTHEASTEARN UNIVERSITY BOSTON, UNIVERSIDADE DE BORDEAUX, UNIVERSIDADE DE PARIS 8, UNIVERSIDADE MAASTRICHT, CONSEJO SUPERIOR DE INVESTIGACIONES CIENTIFICAS, UNIVERSITÄT HAMBURG, UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI FIRENZE, MAX-PLANCK-INSTITUT FÜR EUROPÄISCHE RECHTSGESCHICHTE (FRANKFURT).

Para mais informações, acesse: http://www.ppgduerj.com/capesprint/capesprint.html

Coordenação: Profº Fernando de Castro Fontainha

O presente projeto pretende induzir na Uerj a formação de pólo agregador de discussões internacionais sobre problemas atinentes ao direito e sua relação com a sociedade e a política em diferentes contextos. Ele surge com a agregação do proponente ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj (IESP-2015), e a recente fundação do grupo de pesquisas que lidera: núcleo de pesquisas em direito e ciências sociais – deciso. O quadro de produção acadêmica demonstra que, no atual momento, é possível afirmar a sociologia do direito como um campo amadurecido de pesquisa no contexto brasileiro. O objetivo primário do presente projeto é evidenciar tal fato, explicitando a necessidade de um recorte mais preciso em prol de uma sociologia política do direito − campo específico que possui uma longa história de consolidação intelectual. A finalização desse verdadeiro ciclo de expansão impõe uma série de reflexões sobre: 1) a trajetória da sociologia do direito no contexto da sociologia brasileira; 2) seu diálogo mais amplo com as demais ciências sociais; 3) sua relação com a sociologia internacional; 4) os avanços teórico-metodológicos da disciplina; e 5) seus dilemas e desafios frente aos problemas contemporâneos. O projeto foca principalmente os seguintes temas: recrutamento, formação, trajetória e desempenho das elites jurídicas, organização social e política do poder judiciário, e a relação entre as instituições jurídicas e as hierarquias ocupacionais e o trabalho cotidiano dos juristas. O Programa de pós-graduação em Sociologia (Uerj), Programa de pós-graduação em Direito (Uerj), Ecole Doctorale de Science Politique de l’Université de Montpellier 1 (França), Mestrado em Ciências Jurídico Políticas da Universidade Agostinho Neto (Angola) são os programas articulados nesta proposta.

Para mais informações, acesse: http://www.iesp.uerj.br/capes-print-soc

As teorias estão sempre subdeterminadas pelos fatos e os fatos estão sempre sobredeterminados pela teoria. O projeto almeja escavar e sistematizar os pressupostosfilosóficos da sociologia para desenvolver uma teoria social cosmopolita e reconstrutiva. Em termos mais gerais, o projeto de pesquisa pretende relacionar sistematicamente a metateoria, a teoria social e a teoria sociológica em uma perspectiva unificada que chamo de “teoria social reconstrutiva”. Ela se inspira do realismo critico de roy bhaskar, da teoria crítica de jürgen Habermas e da teoria anti-utilitarista da ação de Alain caillé. Ela aponta para uma síntese “habermausiana” (sic). ainda que não pretenda elaborar um sistema filosófico com deduções transcendentais oriundas de uma fundação última (letzbegründung), estou convencido de que as pressuposições transcendentais da sociologia podem ser sistematicamente mapeadas (metateoria) (i), que estas pressuposições metateóricas podem ser trabalhadas em uma teoria geral da sociedade que ofereça um quadro conceitual para a análise da ação, da ordem e da mudança sociais (teoria social) (ii),que esta teoria social filosoficamente informada pode servir de base para uma teoria crítica da modernização e da globalização (teoria sociológica) (iii), e que esta teoria sociológica das principais dimensões e direções da modernização na era global prepara o terreno para uma pesquisa qualitativa em comunidades locais (etnografia social) (iv), bem como para intervenções práticas, transformativas e concretas, em colaboração com organizações de base comunitária (sociologia aplicada transformativa) (v). O presente formato do projeto é sobretudo teórico, mas não exclui de modo algum a possibilidade de que ele assuma uma direção mais empírica e prática. As relações internacionais são desenvolvidas com a França, Bélgica, EUA, Reino Unido e Holanda, por meio de intercâmbios com as seguintes universidades e centros de pesquisa: MAUSS, YALE, SUSSEX, WARWICK, CCS/YALE, UVH, CRIDIS/UNIVERSITE CATHOLIQUE DE LOUVAIN, ENS/LYON. 

Coordenação: Profª Silene de Moraes Freire

A relação entre trabalho e “questão social” é central, visto ser o trabalho constitutivo do ser social e, portanto, o cerne das principais questões que atingem a sociedade atual. Nesse sentido, a apreensão e o aprofundamento da temática do trabalho requer a consideração de questões que relacionam o local e o global, o singular e o geral, o conjuntural e o estrutural, tais como: desemprego, pobreza, violência, políticas sociais, cidadania, democracia entre outros. Com relação ao Serviço Social, a questão social é o seu objeto de estudo e, nesse sentido, torna-se primordial o entendimento dos processos que acentuam as desigualdades sociais e seus efeitos sobre as formas de reprodução da classe trabalhadora. Criado em 1999, o PPG em Serviço Social da Uerj elege como áreas de concentração temas significativos e relevantes para o país e o estado do rio de janeiro: trabalho e política social, relacionando essa última temática as formas de enfrentamento das expressões da questão social. Hoje o PPGSS possui uma inserção nacional e internacional consolidada. O projeto “trabalho e questão social” consiste em analisar as transformações no mundo trabalho, com ênfase nas reformulações institucionais que impactam sobre as refrações da questão social e afetam a institucionalidade das políticas de promoção social e de controle. Tal impacto tem direta repercussão no trabalho de assistentes sociais, em razão do seu esforço na efetivação dos direitos sociais. Esta proposta pretende fomentar o intercâmbio de conhecimento na temática trabalho e questão social entre países da Europa (Universidad de Granada e Universidad de las Islas Baleares (UIB), Universidad Autónoma de Barcelona – Espanha; Instituto Superior Miguel Torga / Coimbra; Instituto de História Contemporânea – Lisboa, Centre de Recherches et d'études sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA), CNRS - Uiversité Paris 8 Saint-Denis; Centre d’Enseignement, de Documentation et de Recherches pour les Etudes Féministes, na França) e da América Latina (Universidad Nacional de la Plata e Universidad nacional de Rosário), visando o aprofundamento da reflexão e o estímulo ao debate, a fim de ampliar a produção acadêmica internacional numa perspectiva crítica e coletiva no âmbito das ciências sociais, capaz de impulsionar produções conjuntas nessa área de concentração. Também com o Pacte-Université Grenoble-alpes – Canadá são estabelecidas relações de intercâmbio. 

Para mais informações, acesse: http://www.ppgservicosocial.uerj.br/capesprint.php

Coordenação: Profº Erick Felinto de Oliveira

O projeto tem por objetivo propiciar um espaço para o diálogo, o intercâmbio e a reflexão no âmbito internacional sobre o fenômeno comunicacional no entrecruzamento de três dimensões norteadoras entendidas como fundamentais na constituição de nossas Linhas de Pesquisa, no PPG em Comunicação Social, são elas: a) a construção e difusão das mensagens midiáticas; b) as repercussões culturais e materiais das tecnologias de comunicação e informação; c) o espaço urbano como importante locus da comunicação e gerador de imaginários para a sedimentação das culturas contemporâneas. Propomos como objetos de pesquisa interdisciplinar temas referentes que versam sobre os estudos dos corpos, das performances, das cidades, da fotografia, música, cinema, games, das indústrias criativas, cartografias comunicacionais, materialidades tecnológicas, usos das tecnologias, práticas dissensuais na cidade, culturas alimentares, ativismos políticos, territorialidades efêmeras e imaginários contemporâneos. 

Para mais informações, acesse: http://www.ppgcom.uerj.br/?page_id=8