Coordenação: Profº Floriano José Godinho de Oliveira

O Projeto é constituído de três sub-projetos relacionados.  A partir de uma abordagem interdisciplinar, temos dialogado com centros de pesquisa, em nível nacional e internacional, que contam com pesquisadores universitários e trabalhadores dos campos em análise, com uma produção original pela composição de áreas e por abordagens metodológicas inovadoras a partir de referenciais sempre renovados, em relação às práticas vigentes. Os problemas desta pesquisa emergem de trabalhadores dos campos enunciados que vêm se qualificar no nosso Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), contribuindo a adequar nossas pesquisas aos temas de maior relevância nos equipamentos sociais responsáveis por executar as políticas públicas. Os resultados serão aplicados nas suas execuções em níveis municipal, estadual e federal, nos campos de planejamento urbano, política industrial, modos de subjetivação e trabalho, memória, música, cultura, relações raciais, políticas de gênero, educação básica, direitos da criança e do adolescente. Os estudos se desenvolverão em intercâmbio com países como Espanha, México, Portugal, EUA e França. 

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O projeto se vincula ao Grupo Internacional Geocrítica, que reúne 229 pesquisadores iberoamericanos e desenvolve intercâmbios regulares, desde 1996, sobre os vínculos entre inovação técnica, serviços públicos e expansão urbana em diferentes contextos históricos e geográficos. Considera que as políticas públicas urbanas se definem em estreita vinculação com as mudanças técnico-científicas que, impulsionando alterações na produção econômica e na dinâmica social, suscitam a produção de novas bases materiais e jurídicas para a vida urbana, influindo no desenho das políticas e nas bases objetivas para sua realização, como infraestruturas, equipamentos e serviços de variados tipos. O projeto aproveita a experiência da equipe de pesquisadores da Universidade de Barcelona (Doctorat Geografia, Planificació Territorial i Gestió Ambiental), Espanha, para expandir atividades de cooperação internacional que possibilitem avançar na realização de estudos comparados sobre as formas contemporâneas de definição das bases técnicas relacionadas às políticas públicas urbanas. Em um cenário que aponta cada vez mais para a “urbanização da sociedade” (Harvey, 2010), o conhecimento sobre políticas públicas não pode secundarizar o estudo sobre as condições de sua emergência e consolidação em diferentes contextos. Nesse sentido, o PPFH desenvolve, especialmente na linha de pesquisa “Estado e Políticas Públicas”, estudos, pesquisas, formação de pesquisadores e intercâmbios vinculados à investigação e análise de diferentes experiências e condições de realização de políticas públicas no ambiente urbano, como as relacionadas às bases estruturais da produção econômica (como redes técnicas de energia e transportes) e à garantia da vida coletiva (como educação, saúde, assistência social e formação para o trabalho). Os desafios de realização de políticas públicas no atual contexto, marcado pela acelerada modernização urbana em franca contradição com a intensificação de problemas sociais e a disputa do papel do Estado, são de interesse central para o Programa. O projeto se destina ao desenvolvimento de estudos comparados sobre as condições de emergência e realização de políticas públicas em ambiente urbano, no contexto iberoamericano, com ênfase na constituição de redes técnicas de energia, de transportes e de equipamentos coletivos relacionados a políticas sociais.

Para compreender dinâmicas de transformação das classes médias e de seu lugar na metrópole, é necessário situá-las na análise das mudanças estruturais e sociais, e das desigualdades e sua tradução espacial. Nossa abordagem vem contribuindo de maneira original para o debate, ao definir as classes médias não por sua renda e consumo, como é o caso mais comum no Brasil, mas por seu lugar na divisão do trabalho, partindo da hipótese de que o crescimento das classes médias, que é real, resulta das transformações da economia e da diversificação dos tipos de emprego e das qualificações requeridas. Uma dimensão de análise é o estudo da estrutura social e da segregação nas três metrópoles a partir das ocupações da população ativa. A análise da segregação socioeconômica será a etapa seguinte, medindo a evolução da segregação de seus diferentes componentes de classe. Serão analisadas as diferentes configurações urbanas nas quais residem esses diferentes componentes das classes médias, e seus fatores explicativos nos diferentes contextos, como as estratégias residenciais e as escolhas em termos de educação para os filhos. As duas equipes do PPG-SOC do IESP-UERJ e do OSC (França), reconhecidos centros de excelência no que toca às questões de estratificação, de desigualdades e de mobilidade social, estão engajadas em projetos de cooperação científica desde 2005. Uma primeira etapa foi executada como programa de cooperação CNPq-CNRS sobre “Desigualdades, segregação e políticas urbanas. Convergências e divergências das grandes cidades na mundialização: Paris, Rio de Janeiro e São Paulo”, que se desenrolou entre 2006 e 2009. Em 2014 foi aprovado um projeto CAPES-COFECUB, ainda vigente. Esta cooperação visa a aprofundar as abordagens comuns já iniciadas sobre o estudo comparado das estruturas sociais e da segregação espacial, escolar e de classe nas três metrópoles, e precisar seus efeitos pela análise mais específica das classes médias e de suas práticas nesses contextos. O projeto dará atenção igualmente às interações com dimensões de ordem etno-racial e demográfica (no caso de Paris, particularmente as migrações internacionais). No âmbito das desigualdades, tratará de forma mais aprofundada aquelas relativas à educação, já que contribuem para a reprodução, redução ou acentuação das desigualdades na passagem de uma geração a outra. Acrescentaremos, aos temas já em curso, estudos aprofundados sobre a sociabilidade e a ação política das classes médias nas três metrópoles. 

de dar nome a uma das linhas de pesquisa do PPFH, o tema incorpora, de modo transversal, os diferentes objetos de estudo, inserções e práticas dos professores proponentes deste projeto. Assim, nossas pesquisas sobre educação, trabalho, música, memória, território, cultura e relações raciais, convergem para o fortalecimento de tais perspectivas, por meio da análise das polıt icas públicas instituıd ́ ́ as e suas implicações nos processos de subjetivação e de socialização humana e na ampliação da esfera dos direitos sociais. Este projeto pretende criar e reforçar redes de pesquisa internacionais envolvendo 6 PPGs localizados nos EUA, Moçambique, França, Rússia e Inglaterra, envolvendo as seguintes instituições: Afro-Latin American Research Institute Hutchins Center for African and African American Research Harvard University Grupo Analyse Pluridisciplinaire des Situations de Travail (APST) - Institutd’Ergologie/ Université de Provence Aix-Marseille Escola de Música - Universidade Eduardo Mondlane Laboratoire EMA (Ecole, Mutations, Apprentissages) – Université de Cergy-PontoiseLatin American Studies Program – University of California /Riverside Centre de Recherche sur Le Travail et Le Développement (CRTD) – Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM) School of Histories, Languages and Cultures / University of Liverpool Sciences de L’Education – Université de Paris VIII Latin American Studies Program – University of California /Riverside Centre National de la Recherche Scientifique - École des Hautes Études en Sciences Sociales Latin-American Institute - Russian Academy of Science Centre National de la Recherche Scientifique - École des Hautes Études en Sciences Sociales. Composto por professores, doutorandos e técnicos dos programas vinculados ao projeto, congrega indivíduos com diversas formações (história, música, educação, psicologia, antropologia e geografia), interessados em investigar o mundo de uma forma integral, situada e não linear a partir dos estudos sobre educação, trabalho, memória, território, cultura, música e relações raciais. 

projeto visa dar continuidade a pesquisas realizadas no âmbito do Grupo CASA: estudos sociais sobre moradia e cidade, sediado no IESP/UERJ desde 2015. O presente projeto visa examinar as relações entre a produção da cidade, a reprodução cotidiana de desigualdades e os conflitos em torno da provisão de infraestrutura urbana nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e da cidade do México. Este projeto tem como objetivo principal a consolidação e o aprofundamento de uma agenda de pesquisas etnográficas em torno da produção da moradia e da provisão de infraestrutura no Rio de Janeiro e na cidade do México. A intenção é construir uma perspectiva analítica que explore as múltiplas dimensões da moradia a partir de diversas escalas de análise – desde a construção e produção do espaço da casa, de estruturas de domesticidade e sensações de pertencimento até às políticas públicas de habitação e a provisão de infraestrutura urbana – tendo como foco empírico de pesquisas as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e da cidade do México. Para tanto, mobilizam-se pesquisadores com ampla experiência em pesquisas urbanas em ambas as cidades (do Colegio de México, da UNAM, do Center for Latin American Studies da University of Chicago, EUA, e do Center for the Study of Race and Ethnicity da Columbia University, EUA)e com um histórico de colaboração de mais de uma década para a realização de pesquisas conjuntas que deverão resultar em um livro ou na organização de um dossiê em revista especializada a ser publicado em inglês e/ou espanhol.