O ENPROP em sua 35a. edição é um evento já tradicional, que hoje deve contar com a participação de mais de 250 Instituições afiliadas ao Fórum de Pro-Reitores de Pós-graduação e Pesquisa. Estimamos que entre Pro-Reitores, Diretores, Secretários, palestrantes e representantes da Associação Nacional de Pós-graduandos, o evento possa vir a ter mais de 400 participantes. 
 
O tema desse ano: “Planejamento Estratégico e Avaliação Multidimensional”  tem por objetivo discutir não só a nova forma de avaliação para os Programas de Pós-graduação, mas como as Pro-Reitorias tem que estar inseridas no planejamento da Instituição, aproveitando sua vocação natural e planejando as etapas necessárias para atingir suas metas de acordo com a Missão e Visão Institucionais. Além desse tema geral, o processo de internacionalização desencadeado pelo CAPES-PRINT será também um tema de grande discussão no evento. 
 
Estão programadas atividades sobre temas de relevância destacados no atual contexto da pesquisa e pós-graduação brasileiras, como: 1) Planejamento Estratégico das Pro-Reitorias de Pesquisa e Pós-graduação, no contexto do Planejamento estratégico de suas Instituições 2) Avaliação Multi-dimensional e o novo QUALIS 3) Internacionalização no âmbito do CAPES-PRINT e fora dele; 4) Agenda Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação e 5) O Marco Regulatório da pesquisa, pós-graduação e inovação –oportunidades e desafios da ciência brasileira 6) O financiamento da Pesquisa e Pós-graduação no Brasil. 7) Novas formas de comunicação científica que visem atingir a Sociedade como um todo; 8) Como a Pós-graduação pode ajudar no esforço de reforçar a Ciência no Ensino Básico; 9) Novas formas de programas de pós-graduação (Doutorado profissional e Ensino à Distância).
 
Esses temas estarão distribuídos em simpósios em formato de entrevistas, que procurarão aumentar a interatividade com a platéia.
 
As atividades ocorrerão no Teatro Odylo Costa Filho da UERJ, que possui capacidade para 900 participantes. A UERJ encontra-se entre os bairros do Maracanã e Vila Isabel, próximo ao Metrô e com acesso a ampla rede de transporte urbano. 
    
O Rio de Janeiro espera os participantes do ENPROP de braços abertos.