O Programa tem como objetivo fornecer condições para que alunos de cursos de graduação com alto potencial de desenvolvimento, provenientes de IES brasileiras conveniadas ao Santander, possam aprimorar seus estudos em IES estrangeiras com parceria estabelecida em acordo de cooperação acadêmica.

Está estabelecido no convênio firmado entre a UERJ e o Santander que as bolsas oferecidas estão distribuídas da seguinte forma: 02 bolsas para a Universidad Nacional de Colombia, 03 bolsas para qualquer IES da Colombia e 05 bolsas para livre utilização em quaisquer das IES participantes, que seja parceira da UERJ e respeitados os preceitos gerais contidos nos Princípios do Programa Iberoamericanas 2013.

Compõem a Comissão Avaliadora representantes nomeados para o Conselho Consultivo da SR2, biênio 2013-2015. O edital que informa a comissão avaliadora para este Programa foi publicado na página do DCI em 12 de agosto de 2013. A comissão avaliadora é composta pelos seguintes representantes: CBIO - Profa. Eliete Bouskela, CEH: Profa. Ana Chrystina Venancio Mignot; CCS: Profa. Maria Claudia Pereira Coelho; CTC: Prof. Luis Antonio Campinho Pereira da Mota; e representando o DCI: Profa. Márcia Christina Amorim M. Leite.

A Comissão Avaliadora deliberou sobre os critérios da seleção:

1- Candidatos serão eliminados se: tiver alguma disciplina reprovada, se esteve trancado e não afastado para intercâmbio e se já tiver sido contemplado com bolsa Santander ou outra bolsa;

2- Pontuação total para candidatos não eliminados:

- CR

- Períodos cursados: ponto para 5º ou 6º ou 3º ano de estudos, considerados períodos ideais para o afastamento para intercâmbio;

- Iniciação científica;

- Premiação;

- Estágio;

- Intercâmbio sem bolsa;

3- Conhecimentos do idioma Espanhol (exceto Portugal)

4- Produção NÃO bibliográfica (apresentação: pôster, abstract)

O total de 55 inscritos distribuídos pelos 04 Centros Setoriais da UERJ: 09 CTC, 28 CEH, 13 CCS e 05 CBIO.

Tomando por base os critérios acima referidos a comissão avaliadora decide que as 10 (dez) bolsas serão distribuídas da seguinte forma:

- para a Colombia: 02 bolsas para o CEH, 02 bolsas para o CCS e 1 bolsa para o CBIO; e

- para demais países: 01 bolsa para o CTC, 01 bolsa para o CBIO, 01 bolsa para o CCS e 02 bolsas para o CEH.

A seguir os 05 primeiros selecionados para a Colombia:

1. Mariana Elena Pinheiro S. de Souza – CEH/Faculdade de Educação

2. Natasha Miranda Novaes – CCS/IFCH

3. Caroline Stahnke Richau – CBIO/IBRAG

4. Alice Ribeiro Alves – CEH/Instituto de Letras

5. Natasha de Castello Branco Tavares – CCS/IFCH

A seguir os 05 primeiros selecionados para os demais países ibero:

1. Felipe Steinhagem Muniz – CEH/FFP-Ciências Biológicas

2. Bruna Gonçalves da Silva – CBIO / Nutrição