Coordenação: Profª Alice Casimiro Lopes

O tema Políticas de Currículo articula a linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd), que lidera este projeto. Por política de currículo, está-se compreendendo o processo de significação que ocorre no campo — o pensamento curricular –, assim como nas políticas públicas em currículo. No eixo pensamento curricular, são importantes os estudos transnacionais de temas específicos do campo, assim como pesquisas em que se busca compreender como se dá a internacionalização do campo. Em relação às políticas públicas, num mundo cada vez mais global, ganham destaque tanto as interconexões e atravessamentos entre nações, como as diferenças e inflexões. O tema currículo é, hoje na educação, um dos mais relevantes, na medida em que se acirram os mecanismos de controle da representação. Nesse sentido, a investigação das políticas de currículo adquire internacionalmente o contorno da pesquisa de lutas políticas pela significação do que vem a ser currículo e pela disputa na representação do outro. Os projetos aqui articulados focalizam diferentes questões dessas políticas, mantendo intercâmbios constantes há vários anos com grupos de pesquisa dos Estados Unidos (Columbia University, Montclair State University, New York City University), Canadá (University of British Columbia, University of Ottawa), Portugal (Universidade do Porto, Universidade de Lisboa), Argentina (Universidad de Buenos Aires, Universidad de La Plata, Universidad Nacional de Rosário), Reino Unido (EssexUniversity), México (Universidade Nacional Autónoma do México, Instituto Superior de Ciencias de La Educación del Estado de México, Universidad Autónoma Metropolitana- Cuajimalpa), Colômbia (Universidad Distrital Francisco José Caldas), África do Sul (Stellenbosch University), China (Normal East University), Chile (Pontifícia Universidad Católica de Chile, Universidad de Chile), Bolívia (Universidad para la Investigación Estratégica), Moçambique (Essex University), Austrália (Charles Sturt University) e Finlândia (Abo Akademi University). 

www.curriculo-uerj.pro.br

Coordenação: Profª Rosana Glat

Os objetivos do estudo são: formação inicial e continuada de professores na elaboração de um projeto educacional que contemple a comunicação e aprendizagem dos educandos com deficiências diversas; uso de tecnologia assistiva e comunicação alternativa; plano educacional individualizado que contemple um plano individualizado de transição para a vida adulta e/ou mundo do trabalho, de forma a capacitar o sujeito com deficiência intelectual para a sua saída da escola. Com a crescente presença nas salas de aula de alunos com deficiência intelectual e de outros com dificuldades motoras que se mostram incapazes de se comunicar através da fala, a proposta da educação inclusiva enfrenta um grande desafio e necessita fundamentar sua prática em evidências. Com a política da educação inclusiva, a escola deve ser pensada como locus de aprendizado para todos. É preciso que a escola realize transformações necessárias como: a formação do professor; o uso planejado e consistente de recursos da tecnologia assistiva (ta), como a comunicação alternativa e ampliada (caa) e de uma escolarização que vise a saída do aluno para a vida adulta e trabalho. Pretendemos então: formar alunos de pedagogia com conhecimento e noções práticas de ta e caa; promover e avaliar formação continuada que envolvam a aprendizagem, planejamento, comunicação e interação social; avaliar os efeitos de técnicas de avaliação e protocolos de caa e aprendizagem; desenvolver, implementar e avaliar plano individualizado de transição para a vida adulta e trabalho de jovens e adultos com deficiência intelectual. Espera-se que com financiamento possamos dar continuidade com a rede de pesquisadores nacionais e internacionais na busca de resultados promissores e estreitar relação com: University of Oslo; University of Dublin; Trinity College University of Louisiana at Lafayette; Manchester Metropolitan University; Gothenburg University; School of Rehabilitation Therapy - Queen's university; National Dong Hwa University Hua-shih college of education; University of Helsinki; Catholic University of Applied Sciences Freiburg; Universidad de Barcelona; Radboud University; Purdue University; Kansas University; University of Massachusets; New York University, articulando os países Noruega, Irlanda, EUA, Reino Unido, Suécia, Canadá, Taiwan, Finlândia, Alemanha, Espanha e Holanda. 

http://linguagemeinclusao.org

Propomos o estudo das causas e consequências da estratificação na educação básica brasileira, investigando os fatores sociais, econômicos e cognitivos associados à diferenciação do desempenho escolar no Brasil em termos de proficiência e progressão. Investigamos como processos simultâneos no nível da família, da escola, inclusive professores e das características pessoais (tanto as sociodemográficas quanto as de cunho sóciopsicológico) afetam o desempenho e a progressão dos alunos no sistema educacional. Levando-se em conta que o ensino fundamental tem um papel central no ciclo de vida das pessoas, com efeitos para mobilidade socioeconômica em momentos posteriores do ciclo de vida, pretende-se identificar os fatores que concorrem para que estudantes em contextos socioeconômicos desfavoráveis alcancem resultados educacionais expressivos, bem como as consequências sociais, econômicas e cognitivas dos resultados. Aproveitando a contribuição de matrizes teóricas da sociologia da educação, da educação, da psicologia social e da estatística. As fontes de dados serão: dos Censos Escolares, do Sistema de Avaliação da Educ. Básica, do Exame Nac. De Desempenho dos Estudantes, e da Pesquisa de Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar, todos coletados pelo Inst. Nac. de Est. e Pesq. Educacionais Anísio Teixeira; dados serão coletados, em caráter longitudinal, em amostras aleatórias de turmas do ens. fundamental em escolas públicas de Juiz de Fora; da Sec. de Educação do DF; e das Pesquisas por Amostragem Domiciliar, Pesquisas Mensais de Emprego, Censos Populacionais, e Pesquisa Nac. da Saúde do Escolar, coletadas pelo IBGE. Combinaremos fontes de dados em corte transversal existentes e coletadas pelo INEP e IBGE com dados longitudinais que permitirão aprofundar a análise de relações causais entre diversas dimensões sociais relacionadas à escola, à família e às características individuais dos próprios estudantes e o desempenho dos estudantes ao longo do sistema educacional. Investigaremos os obstáculos para a melhoria dos indicadores de progressão e desempenho em caráter dinâmico, visando instruir a formulação de novas pol. públ. voltadas para a melhoria do sistema educacional, e compreender as inter-relações entre diversas dimensões que influenciam os caminhos dos estudantes neste sistema e as consequências da quantidade e qualidade da escolaridade alcançada p/ as chances de vida dos indivíduos. IES envolvidas: Univ of Texas at Austin, SCIENCEPO-FR. e STANFORD UNIV.  

Coordenação: Profº Walter Omar Kohan

O projeto prolonga um trabalho entre filosofia, educação e infância, tanto desde a perspectiva da experimentação filosófica com crianças pequenas até a formação de professores, a partir de três conceitos articuladores: emancipação, infância e experiência. A emancipação é considerada, a partir de J. Rancière, uma exceção à lógica da instituição, quando há uma igualdade fundamental entre os sujeitos envolvidos, para além de sua idade, classe social, etnia, gênero. A infância é uma categoria da subjetividade que permite pensar os sujeitos da aprendizagem para além da cronologia, no sentido de Lyotard, bem como os cruzamentos entre temporalidade, transformação e subjetividade com Deleuze e Guattari. Diz respeito, portanto, à infância de professores de creches e escolas. Finalmente, a filosofia como experiência de pensamento considera que a instituição escolar pode acolher um pensar disposto a colocar em questão seus pressupostos, comprometido na problematização de si e do mundo. Com ampla articulação internacional, este projeto, que nucleia as ações da linha de pesquisa sobre Infância e Juventude do ProPEd, mantém colaboração há vários anos com universidades dos Estados Unidos, Argentina, Itália, Portugal, África do Sul, Canadá e Rússia. 

Para mais informações, acesse:  http://filoeduc.org/capesprint/

Coordenação: Profª Ana Chrystina Venancio Mignot

Nucleando pesquisadores empenhados em refletir acerca do fenômeno da educação, na perspectiva da história, os estudos desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa Instituições, práticas educativas e história voltam-se para objetos que atravessam a recente literatura especializada, recobrindo objetos associados à história de diferentes tipos de instituições e de práticas educativas a elas correlatas. O projeto visa assim aprofundar as relações regulares com EUA, México, Argentina, Suíça, Espanha, Portugal e Moçambique, envolvendo ações de formação, pesquisa e publicação em revistas e livros, em torno das temáticas que atravessam os estudos no âmbito da historiografia da educação: história e historiografia da profissão docente e escola, memória, cultura escrita, que se desdobram em projetos a eles articulados, como a educação de mulheres no Brasil e em Portugal (séculos XIX e XX), e escola, cultura escrita e (auto)biografia, história da cultura escrita, história da leitura, escritas de si e escritas de si, cultura escrita e resistências. Dentre as instituições com os quais têm mantido um regular intercâmbio sobre as temáticas em estudo destacam-se: Universidade de Illinois (EUA) e CINVESTAV/DIE (México), Universidad Nacional de Rosário (Argentina), Université de Géneve (Suíça), Universidades Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica (Moçambique) em torno da história da profissão docente e historiografia e com a Universidad de Alcalá (Espanha) e Colegio San Luis de Potosí (México), em torno de escola, cultura escrita e (auto)biografia, Universidade de Sevilla (Espanha) em torno de memória e patrimônio educativo, Universidade de Coimbra (Portugal) em torno de educação feminina e Universidade de Lisboa (Portugal) em torno de educação republicana e Universidad de la Plata (Argentina), em torno de história da cultura escrita, história da leitura, escritas de si.

Para mais informações, acesse: http://www.projetosipeh.org/sobre.php?#conteudo