Entendendo a biopolítica, a partir de MichelFoucault, como o conjunto de mecanismos de poder destinado ao controle das formas de vida da população, a educação se apresenta como um campo privilegiado de governo na regulação das condutas. O estudo da educação pelo viés da biopolítica, neste projeto, é um modo de colocar em análise os mecanismos de governo e o desenvolvimento de uma série de saberes presentes nas formações subjetivas, nas definições políticas e nas práticas cotidianas, que compõem o fazer educativo instituído. Em particular, destacamos o interesse em aprofundar nossas pesquisas e orientações em curso na pós-graduação, que têm se centrado no estudo dos modos de subjetivação nos campos de infância e juventude, formação de professores, práticas escolares, relações de gênero e sexualidade, e diversidade étnico-racial. A linha de formação humana do ppfh dedica-se ao estudo e à pesquisa das políticas públicas instituídas e de suas implicações nos processos de subjetivação e de socialização humana e na ampliação da esfera dos direitos sociais, condição de cidadania e democracia efetivas. Um dos temas de relevo nas pesquisas realizadas no programa é o da educação que, este projeto, propõe-se a abordar a partir de suas implicações no governo das condutas, ou seja, de uma biopolítica que orienta a vida da população e estrutura as políticas públicas no contemporâneo, seja no brasil ou em outros países com características políticas, econômicas e sociais afins, tais como México e portugal.