Propomos o estudo das causas e consequências da estratificação na educação básica brasileira, investigando os fatores sociais, econômicos e cognitivos associados à diferenciação do desempenho escolar no Brasil em termos de proficiência e progressão. Investigamos como processos simultâneos no nível da família, da escola, inclusive professores e das características pessoais (tanto as sociodemográficas quanto as de cunho sóciopsicológico) afetam o desempenho e a progressão dos alunos no sistema educacional. Levando-se em conta que o ensino fundamental tem um papel central no ciclo de vida das pessoas, com efeitos para mobilidade socioeconômica em momentos posteriores do ciclo de vida, pretende-se identificar os fatores que concorrem para que estudantes em contextos socioeconômicos desfavoráveis alcancem resultados educacionais expressivos, bem como as consequências sociais, econômicas e cognitivas dos resultados. Aproveitando a contribuição de matrizes teóricas da sociologia da educação, da educação, da psicologia social e da estatística. As fontes de dados serão: dos Censos Escolares, do Sistema de Avaliação da Educ. Básica, do Exame Nac. De Desempenho dos Estudantes, e da Pesquisa de Ações Discriminatórias no Âmbito Escolar, todos coletados pelo Inst. Nac. de Est. e Pesq. Educacionais Anísio Teixeira; dados serão coletados, em caráter longitudinal, em amostras aleatórias de turmas do ens. fundamental em escolas públicas de Juiz de Fora; da Sec. de Educação do DF; e das Pesquisas por Amostragem Domiciliar, Pesquisas Mensais de Emprego, Censos Populacionais, e Pesquisa Nac. da Saúde do Escolar, coletadas pelo IBGE. Combinaremos fontes de dados em corte transversal existentes e coletadas pelo INEP e IBGE com dados longitudinais que permitirão aprofundar a análise de relações causais entre diversas dimensões sociais relacionadas à escola, à família e às características individuais dos próprios estudantes e o desempenho dos estudantes ao longo do sistema educacional. Investigaremos os obstáculos para a melhoria dos indicadores de progressão e desempenho em caráter dinâmico, visando instruir a formulação de novas pol. públ. voltadas para a melhoria do sistema educacional, e compreender as inter-relações entre diversas dimensões que influenciam os caminhos dos estudantes neste sistema e as consequências da quantidade e qualidade da escolaridade alcançada p/ as chances de vida dos indivíduos. IES envolvidas: Univ of Texas at Austin, SCIENCEPO-FR. e STANFORD UNIV.