Coordenação: Profª Ana Chrystina Venancio Mignot

Nucleando pesquisadores empenhados em refletir acerca do fenômeno da educação, na perspectiva da história, os estudos desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa Instituições, práticas educativas e história voltam-se para objetos que atravessam a recente literatura especializada, recobrindo objetos associados à história de diferentes tipos de instituições e de práticas educativas a elas correlatas. O projeto visa assim aprofundar as relações regulares com EUA, México, Argentina, Suíça, Espanha, Portugal e Moçambique, envolvendo ações de formação, pesquisa e publicação em revistas e livros, em torno das temáticas que atravessam os estudos no âmbito da historiografia da educação: história e historiografia da profissão docente e escola, memória, cultura escrita, que se desdobram em projetos a eles articulados, como a educação de mulheres no Brasil e em Portugal (séculos XIX e XX), e escola, cultura escrita e (auto)biografia, história da cultura escrita, história da leitura, escritas de si e escritas de si, cultura escrita e resistências. Dentre as instituições com os quais têm mantido um regular intercâmbio sobre as temáticas em estudo destacam-se: Universidade de Illinois (EUA) e CINVESTAV/DIE (México), Universidad Nacional de Rosário (Argentina), Université de Géneve (Suíça), Universidades Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica (Moçambique) em torno da história da profissão docente e historiografia e com a Universidad de Alcalá (Espanha) e Colegio San Luis de Potosí (México), em torno de escola, cultura escrita e (auto)biografia, Universidade de Sevilla (Espanha) em torno de memória e patrimônio educativo, Universidade de Coimbra (Portugal) em torno de educação feminina e Universidade de Lisboa (Portugal) em torno de educação republicana e Universidad de la Plata (Argentina), em torno de história da cultura escrita, história da leitura, escritas de si.

Para mais informações, acesse: http://www.projetosipeh.org/sobre.php?#conteudo