Coordenação: Profª Rosana Glat

Os objetivos do estudo são: formação inicial e continuada de professores na elaboração de um projeto educacional que contemple a comunicação e aprendizagem dos educandos com deficiências diversas; uso de tecnologia assistiva e comunicação alternativa; plano educacional individualizado que contemple um plano individualizado de transição para a vida adulta e/ou mundo do trabalho, de forma a capacitar o sujeito com deficiência intelectual para a sua saída da escola. Com a crescente presença nas salas de aula de alunos com deficiência intelectual e de outros com dificuldades motoras que se mostram incapazes de se comunicar através da fala, a proposta da educação inclusiva enfrenta um grande desafio e necessita fundamentar sua prática em evidências. Com a política da educação inclusiva, a escola deve ser pensada como locus de aprendizado para todos. É preciso que a escola realize transformações necessárias como: a formação do professor; o uso planejado e consistente de recursos da tecnologia assistiva (ta), como a comunicação alternativa e ampliada (caa) e de uma escolarização que vise a saída do aluno para a vida adulta e trabalho. Pretendemos então: formar alunos de pedagogia com conhecimento e noções práticas de ta e caa; promover e avaliar formação continuada que envolvam a aprendizagem, planejamento, comunicação e interação social; avaliar os efeitos de técnicas de avaliação e protocolos de caa e aprendizagem; desenvolver, implementar e avaliar plano individualizado de transição para a vida adulta e trabalho de jovens e adultos com deficiência intelectual. Espera-se que com financiamento possamos dar continuidade com a rede de pesquisadores nacionais e internacionais na busca de resultados promissores e estreitar relação com: University of Oslo; University of Dublin; Trinity College University of Louisiana at Lafayette; Manchester Metropolitan University; Gothenburg University; School of Rehabilitation Therapy - Queen's university; National Dong Hwa University Hua-shih college of education; University of Helsinki; Catholic University of Applied Sciences Freiburg; Universidad de Barcelona; Radboud University; Purdue University; Kansas University; University of Massachusets; New York University, articulando os países Noruega, Irlanda, EUA, Reino Unido, Suécia, Canadá, Taiwan, Finlândia, Alemanha, Espanha e Holanda. 

http://linguagemeinclusao.org