Artigos

Debate sobre a pós-graduação na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Professor Egberto Gaspar de Moura, participou de debate sobre  a pós-graduação, na SBPC, com a participação do Presidente da CAPES, Prof. Anderson Correia

As perspectivas da pós-graduação no Brasil. Este foi o tema da conferência apresentada por Anderson Correia, presidente da CAPES, nesta segunda-feira, 22, na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Anderson Correia abordou o crescimento da pós-graduação nos últimos anos, os investimentos da CAPES, o desempenho das universidades e os programas da coordenação.

Estudantes e pró-reitores de diversas universidades acompanharam a palestra e conheceram melhor as diretrizes e mudanças planejadas para o modelo de concessão de bolsas e de avaliação. A importância da melhora e consolidação dos Programas de Pós-graduação (PPG) e a relevância das publicações brasileiras foram outros pontos destacados.

"A interação foi muito boa! Uma audiência lotada de alunos, professores, coordenadores e a presença do Fórum de Pró-Reitores. Eles trouxeram propostas e dialogaram sobre as questões em discussão pela CAPES”, comentou Anderson Correia que ressaltou ainda a importância das propostas de cursos novos serem inovadoras e pediu maior interação entre academia e indústria.

Durante a palestra, Sônia Báo, Zena Martins e Mauro Rabelo, diretores de Avaliação, Programas e Bolsas no País e Relações Internacionais, respectivamente, deram detalhes sobre suas diretorias e tiraram dúvidas da plateia.
De 2006 a

2017, a região Norte teve um aumento de 154% nos programas de pós-graduação, enquanto as regiões Nordeste e Centro-Oeste cresceram 125%. A Reunião Anual da SBPC vai até a sexta-feira, 27, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES