Artigos

Chamadas CNPq

Com recursos do Ministério da Saúde (MS), pesquisas em temas como nutrição, obesidade, pessoas com deficiência, doenças raras, doenças negligenciadas, malária e infecções sexualmente transmissíveis serão apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ao todo, serão destinados R$ 52 milhões do MS. A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição/MS apoia uma chamada, o Departamento de Doenças Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis/MS, outra, e o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit)/MS, cinco chamadas. A Fundação Bill & Melinda Gates, parceria do CNPq e MS desde 2013, também co-financia com o Decit a chamada voltada à prevenção, detecção e combate à Malária .

Todas as seleções têm prazo de submissão até o dia 14 de outubro. Conheça as chamadas:


http://cnpq.br/…/journal_con…/56_INSTANCE_a6MO/10157/7353781

 

Chamada MS-SCTIE-Decit / CNPq Nº 26/2019 - Pesquisas em Alimentação e Nutrição
Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, nas áreas de alimentação e nutrição e de economia da saúde com foco nas ações de alimentação e nutrição.

Chamada CNPq/MS/SAPS/DPROS/CGAN Nº 28/2019 ENFRENTAMENTO E CONTROLE DA OBESIDADE NO ÂMBITO DO SUS
Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, nos estados do Alagoas, Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins que integrem atividades de pesquisa, extensão e formação de trabalhadores da Atenção Primária de Saúde, com priorização daqueles que atuam nos Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária em Saúde (NASF) na temática de prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no âmbito do SUS, desenvolvidos, preferencialmente, em parcerias com secretarias estaduais/municipais de saúde.

Chamada CNPq/MS/SCTIE/Decit Nº 27/2019 - Pesquisas para fortalecimento dos objetivos e diretrizes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)
Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País e para o fortalecimento dos objetivos e diretrizes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Chamada CNPq/MS/SCTIE/DECIT Nº 25/2019 - INQUÉRITO SOBRE PERFIL DE DOENÇAS RARAS NO BRASIL
Apoiar projeto de pesquisa que vise contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de doenças raras.

Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit Nº 22/2019 - PESQUISAS SOBRE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS E NEGLIGENCIADAS
Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País em temas relacionados a doenças transmissíveis e negligenciadas no Brasil.

Chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/ Fundação Bill & Melinda Gates Nº 23/2019 - Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária
Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de prevenção, detecção e combate à Malária.

Chamada CNPq/MS-DIAHV Nº 24/2019 - Pesquisas em Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais
Apoiar projetos de pesquisa que resultem em informações estratégicas voltadas ao enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/aids e das hepatites virais, para subsidiar a formulação de políticas públicas de saúde no SUS.