Alemanha, Austrália Go8, Austrália ATN, Áustria, Bélgica CIUF, Bélgica VLUHR, Canadá Caldo, Canadá CBIE, China,  Coreia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelandia, Reino Unido, Suécia.

1 - Descrição do Programa

Processo de Seleção de candidatos de instituições brasileiras a bolsas de graduação-sanduíche no exterior para estudo em instituições no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras – CsF.

TODAS as informações sobre os requisitos necessários para cada chamada específica estão estabelecidas nos editais do CsF em: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1

2 - Períodos de inscrições diretamente na página do Ciência sem Fronteiras:

• De 15 de outubro de 2013 até 29 de novembro de 2013 (Prorrogado até 6 de dezembro de 2013)

3 - Benefícios da bolsa:

Custos referentes às taxas escolares; Bolsa de estudo exclusivamente ao aluno; Auxílio material didático e instalação; Seguro-saúde; Auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional para o translado Brasil/País de Destino/Brasil.

4 – Critérios exigidos pela UERJ para a participação do aluno no Programa:

• 4.1 - cumprir com os requisitos exigidos pelas Chamadas do Programa CsF;

• 4.2 - possuir CR médio acima do CR médio do seu curso e acima de 6,50.

* serão avaliados o número de reprovações, cancelamentos e trancamentos.

5 - Documentos a serem apresentados obrigatoriamente na UERJ impreterivelmente até  04/12/2013 (Prorrogado até 9 de dezembro de 2013):

IMPORTANTE: (a ausência de apresentação da documentação na Uerj até a data informada, acarretará na não-homologação da candidatura no Programa Ciência sem Fronteiras) :

• 5.1 - Cópia impressa do comprovante de inscrição no Programa Ciência sem Fronteiras;

• 5.2 - Histórico Escolar original emitido pelo DAA ou Boletim Acadêmico emitido pela Unidade Acadêmica do aluno;

• 5.3 - Formulário de candidatura do CsF/DCI; (disponível aqui)

• 5.4 - Se for o caso, os candidatos que possuem comprovantes dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação Científica e

Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, deverão apresentar documento original da premiação.

6 – Homologação

Após a homologação, a UERJ encaminhará a candidatura do aluno ao Programa Ciência sem Fronteiras (CNPq/Capes) para a avaliação final. O resultado da homologação dos candidatos pela UERJ será divulgado na página do DCI.

Importante:

• 1. A candidatura do estudante da UERJ deve ser realizada na modalidade Adesão, e não por meio de candidaturas individuais.

• 2. O aluno deverá ler atentamente o edital do CsF, em especial aos requisitos de proficiência na língua estrangeira;

• 3. O bolsista é responsável pela obtenção do passaporte na Polícia Federal, do visto para país de destino e da tradução de documentos exigidos, se for o caso.

• 4. O aluno deverá atentar para as possíveis alterações do edital, acessando regularmente o conteúdo na página do Programa;

• 5. A Capes e o CNPq poderão alterar o calendário o que será informado na página oficial do Programa Ciência sem Fronteiras.

__________________________________________________________________

Dúvidas a respeito das chamadas: 0800 616161, , opção 0, subopção 1.

Dúvidas relacionadas ao CsF na UERJ

SR2/DCI : Rua São Francisco Xavier, 524 sl. T030 – bloco F – Maracanã.